Covid-19: Ministro das Finanças diz que país "nunca esteve tão bem preparado"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 mar 2020 (Lusa) - O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que o país "nunca esteve tão bem preparado" para enfrentar uma crise como a causada pela covid-19, mas não esclareceu se estará a caminho uma nova vaga de austeridade.

"O país nunca esteve tão bem preparado para uma crise como esta", disse Mário Centeno em conferência de imprensa realizada por vídeo, acrescentando que o Governo fará tudo para "restaurar a confiança e regressar à normalidade".

Na ronda de perguntas, questionado sobre se a crise económica causada pela pandemia de covid-19 trará uma nova vaga de austeridade ao país, Mário Centeno não respondeu diretamente.

"A natureza desta crise é essencialmente muito diversa daquelas que desencadearam as crises de 2008 e 2009, e as subsequentes crises em alguns países, mais profunda, a partir de 2010, 2011", respondeu, acrescentando que não se trata de uma crise "estrutural" ou que "resulte de desequilíbrios macroeconómicos que devam ser corrigidos".

JE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.