Covid-19: "Milhares de famílias em êxodo" dos parques de campismo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar 2020 (Lusa) -- A responsável pelo setor do Campismo, Caravanismo e Hotelaria de Ar Livre da AHRESP mostrou-se hoje preocupada com o despacho que define as condições para o efetivo encerramento dos parques, afirmando a existência de "milhares de famílias em êxodo".

"São milhares de famílias em êxodo, em vez de continuarem confinadas como até aqui, a maioria casais seniores, pertencendo portanto ao grupo de risco dos idosos e mais vulneráveis e que estão a ficar muito ansiosos sem saberem para onde ir e o que nos dizem é que estar nos parques de campismo em Portugal neste contexto em que vivemos é o lugar mais seguro onde poderiam estar", disse à Lusa Beatriz Santos.

De acordo com a presidente do grupo de setor do Campismo, Caravanismo, Hotelaria de Ar Livre, Parques Temáticos e Espaços de Animação Turística da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), todos os "empreendimentos turísticos podem funcionar, exceto os parques de campismo".

A responsável acrescentou ainda que as condições para o efetivo encerramento dos parques de campismo definidas no despacho do gabinete da secretária de Estado do Turismo, publicado no domingo em Diário da República, estão a ser transmitidas aos clientes "no sentido de se cumprirem as determinações".

"Ainda por cima nesta altura do ano a lotação dos parques de campismo é mínima, os clientes estão confinados aos seus equipamentos de campismo, caravanas e auto caravanas, com todas as comodidades (incluindo o seu próprio WC), muitos outros estão em bungalows que são unidades de alojamento incluindo igualmente WC privativo", explicou a responsável.

De acordo com Beatriz Santos, a maioria dos clientes são "estrangeiros habituais", que chegam de avião e "permanecem entre outubro e maio, sobretudo no Algarve, além de que não falta espaço de distanciamento".

"E estamos a mandar as pessoas para a rua... não compreendemos isto e os clientes também não", desabafou.

Após o diploma que decretou o estado de emergência, a AHRESP enviou um pedido de esclarecimento com uma série de preocupações do setor a respeito da decisão de encerramento dos parques de campismo e caravanismo e dos problemas daí decorrentes para os seus utentes.

Beatriz Santos acrescenta ainda que existem "diferenças significativas" entre os parques de campismo associativos e os parques de acesso ao público em geral.

De acordo com o despacho, até dia 27 de março de 2020, deve dar-se a "saída ordeira e tranquila dos utentes dos parques de campismo e de caravanismo, bem como dos utentes das áreas de serviço de autocaravanas".

As entidades exploradoras dos parques de campismo e de caravanismo têm a obrigação de cumprir, com as devidas adaptações, as regras de segurança e higiene determinadas, com especial destaque para o artigo 13º, que prevê um distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas.

Segundo o documento, cujas principais linhas estão publicadas na página online da AHRESP, os utentes dos parques de campismo e de caravanismo que, no momento da declaração de estado de emergência efetuada em 18 de março passado, residam a título permanente nestes estabelecimentos turísticos, podem neles permanecer "para assegurar a resposta à necessidade habitacional".

Desta forma, as entidades exploradoras dos recintos em questão "têm a obrigação de assegurar a prestação dos serviços mínimos de abastecimento de eletricidade, água, segurança de pessoas e bens e tratamento de resíduos sólidos urbanos".

Os serviços de restauração e bebidas não integram o conceito de serviços mínimos.

Beatriz Santos, que também é diretora do grupo Orbitur, que gere 24 empreendimentos turísticos, revelou que a ocupação atual é "muito reduzida", lembrando a proibição por lei de viver naqueles espaços, embora reconheça "longas permanências", sobretudo de estrangeiros.

De acordo com a responsável, a Páscoa "habitualmente garante a ocupação em torno de 40% a 60%, dependendo dos estabelecimentos e respetiva localização, mas tudo foi cancelado com a covid-19".

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde. Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

 

 

RCP // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.