Covid-19: PSD quer ser "solução e não oposição", com 'núcleo duro' apto a reunir à distância

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar 2020 (Lusa) - O PSD vai manter-se focado em "ser parte da solução e não oposição" ao Governo no tempo crítico da pandemia de covid-19, mas o trabalho da direção continua, com os membros da Comissão Permanente aptos a reunirem por videoconferência.

Fonte oficial do partido disse que o presidente e líder parlamentar do PSD, Rui Rio, tem estado a trabalhar a partir de casa, no Porto, e deslocar-se-á a Lisboa sempre que haja trabalhos parlamentares ou outros motivos que o justifiquem.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral do PSD, José Silvano, explicou que o contacto entre os membros da direção do partido, sobretudo da Comissão Permanente, tem sido constante, por telefone, mail e `whatsapp´ e até já foi preparada uma forma rápida de todos se reunirem por videoconferência, quando for necessário.

"Todos da Comissão Permanente estamos prontos para, a solicitação do líder, poder reunir em qualquer momento e em qualquer local. Até agora, ainda não fizemos nenhuma reunião, mas estamos preparados", assegurou.

A Comissão Permanente, núcleo duro da direção, é constituída por Rui Rio (neste caso na dupla condição de presidente e líder parlamentar), pelos vice-presidentes André Coelho Lima, David Justino, Isabel Meireles, Isaura Morais, Nuno Morais Sarmento e Salvador Malheiro, e pelo secretário-geral José Silvano.

Além disso, existe um outro grupo de `whatsapp´ para acompanhar, através dos deputados do PSD dos vários pontos do país, a situação a nível distrital e local, e o presidente do PSD "continua a ouvir especialistas" sobre o surto, acrescentou José Silvano.

Sobre a linha de atuação do partido nos próximos tempos, o secretário-geral do PSD garante que será a que foi definida por Rui Rio na sua intervenção no debate parlamentar que antecedeu a declaração do estado de emergência: o líder do PSD assegurou na quinta-feira que o partido apoiará o Governo no combate à pandemia e que, neste momento do país, o "PSD não é oposição, é colaboração".

"Enquanto a curva continuar a subir em número de infetados e de vítimas mortais, em primeiro lugar está a saúde dos portugueses, aqui nunca seremos oposição, estaremos sempre disponíveis a ajudar para que a curva diminua. Não seremos oposição, seremos sempre solução e levamos isto à risca", reiterou Silvano.

Com a sede nacional encerrada e os colaboradores em teletrabalho, são várias as prioridades do partido que estão adiadas e uma delas é a preparação das autárquicas do próximo ano, depois de o PSD ter criado a sua Comissão Autárquica e ter previsto realizar um grande encontro nacional de autarcas até maio, que terá de ser reagendado.

"Queríamos até outubro ter concluída a parte inicial da preparação, que passava por reuniões e visitas às concelhias, antes de escolher eventuais candidatos, mas com esta situação ficou tudo suspenso", afirmou.

Ainda sem se saber quando, estes trabalhos, tal como a dinamização prevista do Conselho Estratégico Nacional, serão retomados quando passar a fase crítica da pandemia: "Não se podem adiar as coisas eternamente", admite Silvano.

Por enquanto, toda a comunicação do PSD tem estado centrada na covid-19, por exemplo através de perguntas de deputados a membros do Governo sobre situações como a do repatriamento dos portugueses no estrangeiro ou a recente exoneração do diretor do Hospital das Forças Armadas.

Ao contrário de outros líderes partidários, que têm feito mensagens em vídeo ou conferências de imprensa à distância, Rui Rio, além das intervenções no parlamento, manteve a sua comunicação com os portugueses apenas através da sua conta oficial de Twitter.

"Nunca é demais continuar a relembrar e a agradecer o trabalho que, com risco para si próprios e para os seus, muitos portugueses continuam a fazer para que a nossa economia não pare totalmente e para que a nossa saúde seja preservada o melhor possível. A todos muito obrigada", foi o último texto publicado por Rui Rio, no sábado, e que termina com uma imagem da bandeira nacional.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal tem 23 mortes associadas ao vírus da Covid-19 confirmadas, mais nove do que no domingo, e 2.060 pessoas infetadas, segundo o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

SMA // SF

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.