Covid-19: Institutos de Oncologia só vão tratar doentes oncológicos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mar (Lusa) - Os três institutos portugueses de oncologia (IPO) estão dispensados receber doentes com covid-19 e vão tratar doentes oncológicos de outros hospitais, disse hoje a diretora-geral da Saúde.

"Os IPO obviamente estão excecionados", disse Graça Freitas, explicando que o que está previsto é que os IPO de Lisboa, Porto e Coimbra possam receber doentes oncológicos que não estejam infetados de outros hospitais.

A diretora-geral da Saúde explicou que se um doente oncológico desenvolver covid-19 num dos institutos será enviado para outro hospital.

"Temos que minimizar o risco de haver doentes covid numa instituição que tem imunodeprimidos e, portanto, o plano é os IPO poderem receber doentes oncológicos de outros hospitais" que não estejam infetados.

Se um doente do IPO for detetado como covid-19 será transferido para um outro hospital geral, esclareceu Graça Freitas.

Segundo a diretora-geral da Saúde este é o plano que está estabelecido entre os três IPO.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

HN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.