Covid-19: Município da Batalha cria gabinete de crise

| País
Porto Canal com Lusa

Batalha, Leiria, 23 mar 2020 (Lusa) - O Município da Batalha criou um gabinete de crise para acompanhar em permanência a evolução epidemiológica da covid-19 e reforçou a desinfeção dos espaços públicos, anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Leiria.

Perante o aumento dos casos positivos na região, o Município da Batalha considera que se encontra numa situação epidemiológica "com maior risco de transmissão ativa", pelo que foram determinadas "mais medidas contra o avanço da pandemia covid-19", refere uma nota de imprensa.

O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, determinou assim a criação de um gabinete de crise para acompanhar a situação em permanência.

No âmbito das medidas tomadas para contenção da propagação da covid-19, foi ainda decidido avançar para a desinfeção das ruas e espaços públicos, a partir de hoje.

As medidas adotadas serão implementadas em todas as freguesias do concelho e passam por uma higienização mecânica com um produto com eficácia virucida durante 15/20 dias.

As operações de higienização abrangem equipamentos e espaços públicos, com enfoque nas zonas das caixas multibanco, espaços comerciais, farmácias, quiosques e principais arruamentos.

Estes trabalhos decorrerão durante o dia, porque o produto aplicado não tem quaisquer efeitos nefastos para as pessoas e animais, assegura a autarquia.

Em paralelo, acrescenta a mesma nota, continua a higienização e desinfeção do interior de todas as instalações municipais que têm colaboradores a assegurar serviços mínimos.

Paulo Batista Santos reforça o apelo a toda a população para que "cumpram o recolher obrigatório e fiquem em casa", de modo a se protegerem individualmente e a toda comunidade.

"Caso assim não suceda, as autoridades irão começar a atuar e o risco de contaminação irá subir rapidamente", alerta o autarca.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

EYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Comissão contra portagens na A25 e A24 exige retirada de pórticos

A Comissão de Utentes contra as Portagens na A25 e A24 exigiu esta quarta-feira a retirada dos pórticos destas autoestradas “com a brevidade possível”, uma vez que já não têm utilidade desde o início deste ano.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.