Covid-19: Oleiros cria linha de apoio para compra e entrega de medicamentos e de bens essenciais
Porto Canal com Lusa
Oleiros, Castelo Branco, 19 mar 2020 (Lusa) - A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, criou duas linhas de apoio extraordinário, uma para compra e entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade, e outra para apoio psicológico, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Câmara de Oleiros, liderada por Fernando Marques Jorge, explica que a criação destas duas linhas de apoio extraordinário (social e psicológico) têm como objetivo fazer face ao período atual de emergência decorrente da pandemia Covid-19.
"A linha telefónica de apoio social extraordinário funcionará para eventual compra e entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade urgentes, em situações devidamente justificadas, destinando-se a grupos vulneráveis (pessoas com idade superior a 65 anos, doentes crónicos, portadores de deficiência, famílias monoparentais e quem se encontre em situação de isolamento e sem suporte familiar e social)", lê-se na nota.
Para aceder a esta linha, basta contactar o número 933 570 653, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.
Quanto à linha de apoio psicológico de emergência, esta será assegurada pela psicóloga do município e estará disponível à população do concelho, nos dias úteis, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30, através do telefone 936 377 521, para questões de gestão emocional relacionadas com a pandemia.
A medida entra em funcionamento na segunda-feira e será assegurada por tempo indeterminado, nos dias úteis, por uma equipa multidisciplinar na área da ação social e psicológica.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.
Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
O boletim divulgado pela DGS assinala 6.061 casos suspeitos até hoje, dos quais 488 aguardavam resultado laboratorial.
Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.
De acordo com o boletim, há 8.091 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
Atualmente, há 24 cadeias de transmissão ativas em Portugal.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.
CCC // SSS
Lusa/Fim