Covid-19: Oleiros cria linha de apoio para compra e entrega de medicamentos e de bens essenciais

| País
Porto Canal com Lusa

Oleiros, Castelo Branco, 19 mar 2020 (Lusa) - A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, criou duas linhas de apoio extraordinário, uma para compra e entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade, e outra para apoio psicológico, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara de Oleiros, liderada por Fernando Marques Jorge, explica que a criação destas duas linhas de apoio extraordinário (social e psicológico) têm como objetivo fazer face ao período atual de emergência decorrente da pandemia Covid-19.

"A linha telefónica de apoio social extraordinário funcionará para eventual compra e entrega de medicamentos e bens de primeira necessidade urgentes, em situações devidamente justificadas, destinando-se a grupos vulneráveis (pessoas com idade superior a 65 anos, doentes crónicos, portadores de deficiência, famílias monoparentais e quem se encontre em situação de isolamento e sem suporte familiar e social)", lê-se na nota.

Para aceder a esta linha, basta contactar o número 933 570 653, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Quanto à linha de apoio psicológico de emergência, esta será assegurada pela psicóloga do município e estará disponível à população do concelho, nos dias úteis, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30, através do telefone 936 377 521, para questões de gestão emocional relacionadas com a pandemia.

A medida entra em funcionamento na segunda-feira e será assegurada por tempo indeterminado, nos dias úteis, por uma equipa multidisciplinar na área da ação social e psicológica.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 6.061 casos suspeitos até hoje, dos quais 488 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 8.091 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Atualmente, há 24 cadeias de transmissão ativas em Portugal.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Direção do Sindicato dos Enfermeiros pede demissão

A direção do Sindicato dos Enfermeiros (SE) demitiu-se esta sexta-feira, alegando que a “dinâmica e revitalização” da estrutura que tem construído “tem incomodado”, levando a que o ambiente interno se tenha “deteriorado profundamente”.

Mais de 37 mil motoristas de TVDE de 98 nacionalidades ativos em março, revela IMT

Portugal tinha mais de 37 mil motoristas de TVDE em março, a grande maioria do sexo masculino, que eram oriundos de 98 nacionalidades, revelou esta sexta-feira o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

INEM garante que acordo com bombeiros vai melhorar socorro no interior do país

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu que o recente acordo assinado com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) vai permitir melhorar e alargar a rede de socorro, em especial no interior do país.