Treze distritos sob aviso amarelo por causa do vento e da agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 mar (Lusa) -- Treze distritos do continente estão hoje e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte com rajadas que podem chegar aos 90 quilómetros/hora, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar entre as 06:00 de hoje e as 21:00 de quarta-feira sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora nas terras baixas e até aos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

O aviso emitido por causa do vento vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 03:00 de quarta-feira.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que serão de neve acima de 1000/1200 metros, descendo a cota para os 800/1000 metros a partir da tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se a partir do final manhã, moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora, e forte, com rajadas até 90 quilómetros/hora, nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul, prevê-se céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do início da manhã, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se a partir do final manhã, moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e forte, com rajadas até 80 quilómetros por hora, nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo 13, Bragança 10, Guarda 8, Castelo Branco 15, Évora e Beja 17, Faro e Funchal 21 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores dezoito.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".