Covid-19: Greve Climática Estudantil marcada para sexta-feira cancelada

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mar 2020 (Lusa) -- As manifestações da Greve Climática Estudantil que estavam marcadas para sexta-feira por todo o país foram canceladas devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a organização do movimento em Portugal.

Em comunicado, a organização justifica o cancelamento com o contexto dos últimos acontecimentos relacionados ao novo coronavírus e pela "responsabilidade social para com a saúde pública".

"Ouvimos a ciência e os especialistas e, apesar de sabermos que os jovens são os menos afetados por este vírus, reconhecemos a importância de agirmos em solidariedade com aqueles que são mais vulneráveis", é referido.

Na quarta-feira, a ativista sueca Greta Thunberg já tinha lançado um apelo para que a próxima greve climática mundial fosse digital, face aos receios relativos ao surto de Covid-19 e às recomendações para evitar multidões.

Face aos riscos associados ao novo coronavírus e às recomendações das autoridades para que sejam evitadas multidões e eventos com grande número de pessoas, a adolescente sueca pediu nas redes sociais aos seus seguidores nas redes sociais para manterem "os números em baixo e o espírito em alta".

Greta Thunberg disse que o desafio é encontrar novas formas de criar atenção pública em defesa de mudanças que não envolvam potenciar a formação de grandes aglomerados de pessoas.

A ativista sueca sugeria que na sexta-feira cada um publicasse fotos suas online com os seus cartazes, sugerindo ainda algumas palavras-chave (hashtags) que podiam usar, como #DigitalStrike (#GreveDigital, em português) ou #ClimateStrikeOnline (#GreveClimáticaOnline).

Os jovens ativistas portugueses tinham anunciado no início de fevereiro a sua adesão à greve climática estudantil global.

Lisboa, Porto, Aveiro, Penafiel e Pico eram as localidades com manifestações confirmadas em dia de greve às aulas.

DD (IMA/AH) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.