Covid-19: Instituto Politécnico de Viseu suspende aulas a partir de quinta-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 11 mar 2020 (Lusa) -- O Instituto Politécnico de Viseu anunciou hoje que vai suspende a partir de quinta-feira toda a atividade letiva presencial, devido ao surto de Covid-19, e criar um grupo de acompanhamento para gerir consequências da suspensão.

"O Instituto Politécnico de Viseu (IPV), considerando o melhor interesse da comunidade em que está envolvido e na defesa dos legítimos direitos dos seus estudantes e funcionários, suspende a partir de amanhã, dia 12 de março, quinta-feira, todas as atividades letivas presenciais", refere o comunicado divulgado, referindo que a suspensão vai durar pelo menos até 28 de março, data em que será feita uma nova avaliação.

Segundo o instituto, "são igualmente suspensas as iniciativas desportivas, culturais e de lazer" nas instalações, "bem como aquelas envolvendo a participação de grupos externos à comunidade da instituição, incluindo a aplicação de métodos de seleção que impliquem a presença dos candidatos, no âmbito de procedimentos concursais ou outros".

O despacho interno assinado pelo presidente, João Monney Paiva diz também que estão cancelados os eventos públicos em espaços exteriores dos quais o IPV é coorganizador, incluindo o programa de comemorações dos 40 anos.

"A interrupção de atividades de formação presencial deverá ser acompanhada de medidas, articuladas com as presidências das diferentes escolas, destinadas a mitigar os seus efeitos, promovendo-se, sempre que possível, a utilização de meios digitais, como plataformas de 'e-learning', aulas por videoconferência e outros processos de formação a distância", lê-se.

O IPV criou um grupo de acompanhamento (com o mail contacto@sc.ipv.pt e o telefone 232480700) destinado à gestão de qualquer caso suspeito de Covid-19.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos.

Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal regista 59 casos confirmados de infeção e 83 casos suspeitos a aguardar resultado laboratorial.

A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 471 casos suspeitos desde o início da epidemia, e ainda há 3.066 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do País, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.

IYN // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.