Covid-19: Bósnia regista os primeiros dois casos de contaminação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sarajevo, 05 mar 2020 (Lusa) - A Bósnia-Herzegovina registou os seus dois primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus, um homem que esteve a trabalhar em Itália e o seu filho, anunciaram hoje as autoridades.

"Registámos o primeiro caso de coronavírus na Republika Srpska", disse o ministro da Saúde dessa entidade sérvia da Bósnia, Alen Seranic, em conferência de imprensa.

Este é também o primeiro caso de contaminação em todo o território da Bósnia.

"Trata-se de um homem de meia idade que trabalhou em Itália e regressou no fim de fevereiro. Vive em Banja Luka" (noroeste), disse Alen Seranic.

O doente está em isolamento num hospital de Banja Luka. "O seu estado de saúde é bom, não tem dificuldades e sente-se bem", acrescentou o ministro.

Após confirmarem a contaminação do homem, as autoridades fizeram exames aos membros da família e confirmaram que uma criança também tinha o vírus, pelo que é o segundo caso de contaminação.

A Bósnia é assim o terceiro país dos Balcãs afetado pelo surto de Covid-19 após a Croácia, que regista dez infetados, e a Macedónia do Norte, com um caso.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.

Portugal tem oito casos confirmados e os doentes estão internados em hospitais do Porto, Coimbra e Lisboa.

A Itália, o país mais afetado na Europa, anunciou na quarta-feira o encerramento de todas as escolas e universidades a partir de hoje e até 15 de março, como medida de precaução face à epidemia de Covid-19, que no país já matou mais de 100 pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

FPA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.