Câmara de Coimbra tomou hoje posse administrativa do centro de convenções

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 21 mar (Lusa) - A Câmara Municipal de Coimbra tomou hoje posse administrativa do centro de convenções e espaço cultural do Convento de São Francisco, por volta das 09:00, depois de a decisão ter sido aprovada em reunião do executivo, na segunda-feira.

Celso Marques, comandante da Polícia Municipal de Coimbra, foi o representante da Câmara de Coimbra na tomada de posse administrativa, em que estiveram representantes da empresa responsável pelo empreendimento (MRG, Engenharia e Construção, SA), afirmando que, a partir do dia de hoje, será inventariada toda a obra por parte dos serviços técnicos da autarquia.

Durante a tomada de posse, foram também dadas a conhecer as subempreitadas da obra, estando agora a Câmara de Coimbra a decidir o futuro daquelas.

O presidente da Câmara, Manuel Machado, anunciou no dia 28 de fevereiro que o município se preparava para proceder à posse administrativa da obra, embora esperasse que o confito com a construtora se resolvesse "a bem".

Manuel Machado falava aos jornalistas, depois de, naquele dia, com o arquiteto responsável pelo projeto, Carrilho da Graça, a equipa projetista, responsáveis pela fiscalização da obra, e autarcas das forças políticas representadas no executivo e assembleia municipal, ter visitado o Convento de São Francisco e os trabalhos para a sua reabilitação e construção do centro de convenções da cidade.

Quatro dias antes, a Câmara tinha decidido, por unanimidade, notificar a MRG, manifestando a sua intenção de resolver o contrato de execução da obra.

Esta posição surgiu depois de, uma semana antes, a construtora ter movido uma ação contra o município, reclamando a resolução do contrato da obra e uma indemnização de cerca de oito milhões de euros.

Na ação, a construtora argumenta, designadamente, com a falta da revisão dos projetos e com atrasos, cuja responsabilidade imputa aos serviços da autarquia.

Manuel Machado explicou a tomada de posição da Câmara, entre outros motivos, com o "incumprimento reiterado das ordens do dono da obra" por parte da MRG, em relação a diversas "anomalias" apontadas na sequência de várias ações de fiscalização e com os "graves prejuízos" provocados pela suspensão dos trabalhos, assumida pela empresa, em 21 de novembro de 2013.

JYGA(JEF) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Festa do Cinema está de regresso. Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem, entre 13 e 15 de maio, a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros, anunciou a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, responsável pela iniciativa.

Vozes de burro não chegam ao céu... mas hoje é o dia deles

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis.

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?