Iniciativas de Norte a Sul assinalam hoje o Dia Mundial da Poesia

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 21 mar (Lusa) -- O Dia Mundial da Poesia é hoje celebrado com várias iniciativas em todo o país, desde a leitura de poemas no Museu de Teatro ao concerto dos Penicos de Prata, no Porto, passando por um "serão" no Palácio de Belém.

Hoje, às 14:30, no Museu do Teatro, em Lisboa, ao Lumiar, o ator Sinde Filipe lê poemas de Fernando Pessoa, Cesário Verde e Alexandre O'Neil.

No Palácio de Belém, em Lisboa, às 21:30, Maria Cavaco Silva, mulher do Presidente da República, "promove um serão subordinado ao tema 'A poesia é uma viagem para (des)vendar mistérios', com a participação de escritores, atores, músicos e outros convidados, durante o qual haverá declamação, canto e música", informa uma nota da Presidência da República.

Também às 21:30, no Cinema Passos Manuel, no Porto, o quarteto Penicos de Prata apresenta o espetáculo-concerto de música e poesia erótica e satírica portuguesa, que inclui, entre outros, poemas de António Botto, Carlos Queirós, Ernesto Manuel de Melo e Castro e Liberto Cruz.

À mesma hora, em Abrantes, no Cineteatro S. Pedro, o ator Victor de Sousa apresenta "No palco da Poesia -- 50 anos a dizer Poesia", um recital no qual declamará, entre outros, António Botto, Eugénio de Andrade, Vasco de Lima Couto, Alexandre O´Neill, Fernando Pessoa, Sophia Mello Breyner Andresen, António Manuel Couto Viana, Pedro Homem de Mello, Alda Lara, David Mourão-Ferreira e José Carlos Ary dos Santos.

A Companhia de Teatro de Braga (CTB) promove também às 21:30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no âmbito do projecto BragaCult2, uma leitura pública da Oficina de Leitura e Interpretação de textos de Autores de Língua Portuguesa, "entre os quais os que são referência nas orientações dos programas das disciplinas de Português e Literatura Portuguesa ou do Plano Nacional de Leitura, com recurso a técnicas de enunciação e jogo de natureza teatral", afirma a CTB em comunicado.

A leitura, coordenada por Sílvia Brito, é realizada por professores e bibliotecários.

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), na mensagem do Dia Mundial da Poesia, defende que "devemos dar a ler, nomeadamente na escola, os nossos poetas, ensinar, com rigor e entusiasmo, textos de quantos, inquirindo a linguagem, exaltaram o Homem e a vida".

"Tudo isto porque é contra o Homem e a vida que a teologia financeiro-político-bancária tem agido, seja em Portugal, seja na Europa da oligarquia burocrática", argumenta o poeta e crítico literário António Carlos Cortez, autor da mensagem da SPA.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.