Líbia: UE anuncia nova missão naval para "bloquear a entrada de armas"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 17 fev 2020 (Lusa) -- Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) concordaram hoje numa nova missão naval para "bloquear a entrada de armas" na Líbia, com componente aérea e terrestre.

"Todos de acordo para criar uma missão que bloqueie a entrada de armas na Líbia (...). É uma missão contra o embargo que não é a missão Sophia, que deixou de existir", indicou aos media o chefe da diplomacia italiana, Luigi di Maio, no decurso de uma reunião do Conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE onde foi abordada a atual situação na Líbia e o apoio ao processo de paz.

"A UE vai deslocar navios na zona leste da Líbia para impedir o tráfego de armas, mas caso esta missão provoque um afluxo de embarcações de migrantes, será interrompida", precisou Di Maio.

O ministro italiano insistiu que "esta é uma missão de combate ao tráfico de armas" e que a operação Sophia "já não existe", referindo-se à missão da EU iniciada em 2015 que visava combater o tráfico de migrantes.

A unanimidade dos 27 Estados da UE era necessária para lançar esta nova missão e foi conseguida depois de a Áustria levantar as suas reservas depois de obter respostas a algumas exigências, disse o ministro austríaco, Alexander Schallenberg.

PCR // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ataque com espada em Londres fecha estação de metro. Suspeito já foi detido

Um homem com uma espada foi detido na manhã desta terça-feira em Londres depois de ter sido emitido o alerta para a possibilidade de várias pessoas terem sido esfaqueadas, avança a imprensa inglesa. Além de transeuntes foram também atacados dois polícias e cinco pessoas foram transportadas para o hospital.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.