Acordo sobre resolução bancária é vitória sobre pessimismo - Durão Barroso

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 20 mar (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou hoje que o acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros da União Europeia (UE) sobre a resolução bancária é vitória da persistência contra o pessimismo.

"O acordo mostra que com persistência podemos ultrapassar o habitual pessimismo", disse José Manuel Durão Barroso, numa conferência de imprensa, em Bruxelas.

O líder do executivo comunitário salientou ainda que com o acordo sobre o mecanismo único de resolução bancária é agora possível concluir a união bancária.

"Cumprimos a promessa de chegar a acordo antes das eleições europeias", salientou.

O acordo permite que os mercados financeiros sejam estabilizados, o que contribui para a recuperação da economia da UE.

Por seu lado, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, salientou que o mecanismo é "um elemento chave para combater a crise económica e a fragmentação financeira".

A eurodeputada socialista Elisa Ferreira foi a responsável pela defesa do posicionamento do Parlamento Europeu nas negociações do mecanismo único de resolução bancária, um papel que mereceu os elogios do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Numa declaração à Agência Lusa, Martin Schulz comentou que Elisa Ferreira, responsável pela posição do Parlamento nas negociações com o Conselho (Estados-membros) sobre o mecanismo de resolução bancária, o segundo pilar da união bancária, "demonstrou uma enorme competência, liderança e capacidade de fazer avançar as negociações".

IG/ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de acumular "equivocos, danças de cadeiras e más escolhas"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou esta quarta-feira que, um mês após entrar em funções, "o Governo acumulou equívocos, danças de cadeiras e más escolhas" e prometeu lutar contra o regresso do Serviço Militar Obrigatório.

Partidos defendem aumento os salários e melhores condições para os trabalhadores

O PS, BE, PCP e PAN marcaram presença no tradicional desfile do 1.º de Maio, em Lisboa, e defenderam aumentos salariais e melhores condições para os trabalhadores.

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.