OE2020: PEV vai abster-se na votação final global do documento

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jan 2020 (Lusa) -- O Partido Ecologista "Os Verdes" anunciou hoje que irá abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2020 para dar uma "oportunidade ao governo de não falhar".

No encerramento do debate do OE para 2020, a deputada Mariana Silva declarou a abstenção do grupo parlamentar, considerando que o documento cumpre apenas "em parte" os objetivos desejados pelo partido e reclamou "outro rumo".

A decisão do partido visa sinalizar o que "de positivo" foi incluído no OE2020, nomeadamente as propostas do PEV, e procura "dar uma oportunidade ao governo de não falhar, desta vez, na concretização do que agora foi aprovado", disse a deputada.

O PEV considerou ainda que a proposta orçamental representa uma "travagem no caminho percorrido nos últimos" orçamentos e que a "continuidade" utilizada pelo executivo para descrever o documento, refere-se a uma "linha de obsessão" e de cumprimento das imposições da União Europeia.

Os Verdes deixaram acusações ao governo mas também ao PSD, frisando que "quando foi hora de aprovar as propostas, do PEV, de realização de uma Avaliação Ambiental Estratégica para a pesquisa e prospeção de minerais, para espaços aeroportuários e para o Plano Nacional de Regadio" os dois partidos "votaram contra".

A deputada criticou ainda o "milagre" da exploração do lítio, das culturas intensivas e a construção do novo aeroporto que disse ser "para meia dúzia de anos".

"Para que serve um Orçamento do Estado?", questionou várias vezes a deputada, que considerou que este Orçamento está "longe de responder aos problemas mais graves com que o país se confronta e às espectativas legítimas dos portugueses".

ARYL // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.