Dois mortos após ataque com faca na região chinesa de Xinjiang

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 19 mar (Lusa) - Duas pessoas, incluindo o alegado agressor, morreram em Urumqi, capital da região de Xinjiang, depois de o suspeito ter atacado um polícia da localidade e ter sido abatido posteriormente por outros agentes de segurança, informaram hoje as autoridades locais.

O incidente ocorreu na madrugada de segunda-feira, quando o suspeito, de etnia uigur, atacou um polícia com uma faca e um machado e depois se dirigiu a uma estação de polícia próxima, onde foi abatido a tiro por outros agentes.

O polícia ferido foi transportado para o hospital, onde viria a falecer horas depois.

"Ocorreu logo depois da saída de vários funcionários e polícias de uma reunião no distrito de Xinya Yamalik", disse um polícia à Radio Free Asia (RFA).

No início de março, um grupo de presumíveis terroristas de Xinjiang atacou indiscriminadamente, com facas, passageiros na estação ferroviária de Kunming, causando a morte de 29 deles, a que se juntaram quatro dos atacantes que sucumbiram aos disparos da polícia.

Duas semanas depois, seis pessoas morreram num outro ataque com armas brancas na cidade de Changsha, situação que as autoridades disseram tratar-se de um conflito laboral.

O maior conflito étnico recente em Xinjiang ocorreu no verão de 2009, quando um confronto entre os uigures e os han causou perto de 200 mortos em Urumqi.

FV (EA) // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.