Joana Vasconcelos inaugura nova peça da série Valquírias em fevereiro nos EUA

| País
Porto Canal com Lusa

Boston, Estados Unidos, 20 jan 2020 (Lusa) -- A artista portuguesa Joana Vasconcelos inaugura em fevereiro, no MassArt Art Museum, em Boston, nos Estados Unidos, uma nova instalação "monumental" da série Valquírias, foi hoje anunciado.

De acordo com o atelier de Joana Vasconcelos, num comunicado hoje divulgado, a instalação "Valquíria Mumbet" será inaugurada no MAAM de Boston, em fevereiro.

Segundo informação disponível no 'site' oficial do museu, a "nova instalação monumental 'site-specific' [criada especificamente para determinado espaço]" da artista portuguesa estará em exibição entre 22 de fevereiro e 02 de agosto, na galeria Stephen D.Paine do MAAM.

"A instalação em larga escala 'Valquíria Mumbet' é a mais recente da série Valquírias, que presta homenagem a mulheres inspiradoras", lê-se no site do MAAM.

A peça foi criada para homenagear Elizabeth 'Mumbet' Freeman, mulher escravizada, cuja batalha legal pela liberdade, em 1781, ajudou a ilegalizar a escravatura no estado norte-americano de Massachusetts.

Joana Vasconcelos foi convidada em outubro para criar uma instalação monumental para a inauguração do novo museu de arte contemporânea de Boston.

O MAAM é o museu pedagógico do Massachusetts College of Art and Design (MassArt), a primeira escola de arte com financiamento público nos Estados Unidos.

O museu é uma instituição sem coleção permanente, com entrada livre, e a sua missão é tornar a arte contemporânea acessível a todos.

Nascida em 1971, Joana Vasconcelos começou a expor na década de 1990, tendo o seu trabalho começado a tornar-se conhecido internacionalmente em 2005, ano em que participou na Bienal de Veneza com a peça "A Noiva", um lustre monumental composto por tampões de higiene íntima feminina.

Em 2012, tornou-se na primeira mulher e artista mais jovem a expor obras no Palácio de Versalhes, em Paris.

Um ano depois representou oficialmente Portugal na Bienal de Arte de Veneza, num projeto comissariado por Miguel Amado, que levou um cacilheiro, transformado em obra de arte, ao recinto principal da mostra internacional de arte contemporânea.

A exposição "I'm Your Mirror" da artista, que esteve patente no Museu Guggenheim Bilbao, Espanha, foi a 13.ª mais visitada no ano passado, a nível mundial, de acordo com a publicação especializada The Art Newspaper.

JRS (AG) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.