Portugueses têm muito orgulho de o ser, mas devem unir-se mais no combate à pobreza

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 mar (Lusa) - Um estudo da Universidade Católica conclui que os portugueses têm muito orgulho de o ser, apesar do modo como funciona a democracia e a economia, e acham que deveriam unir-se mais no combate à pobreza.

O estudo, que é apresentado hoje na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, foi realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, abrangendo 1.142 portugueses residentes no continente, dos 18 aos 49 anos, com os dados a serem recolhidos entre 15 e 17 de fevereiro.

O inquérito, "Perceções sobre a União dos Portugueses", revela que a maioria dos participantes (60%) sente-se muito orgulhosa em ser português, repercutindo-se esse orgulho mais na história, nos feitos científicos/tecnológicos, desportivos e nas artes/literatura, e menos nos feitos económicos, no modo como funciona a democracia, no sistema da segurança social, na influência política de Portugal no mundo, no tratamento justo/igualitário de todos e nas Forças Armadas.

Apesar do sentimento de orgulho, grande parte dos inquiridos considera que os portugueses são "pouco ou nada unidos" (24%) ou "nem muito ou pouco unidos" (32%), com os mais instruídos, com ensino secundário ou superior, a manifestarem que os portugueses são "algo ou muito unidos" (44%).

Segundo o estudo de opinião, os portugueses deveriam unir-se mais no combate à pobreza (54% das respostas de escolha múltipla), na melhoria do sistema de saúde (45%) e na atenuação das desigualdades económicas e sociais (25%).

As características que mais contribuem para unir os portugueses são a solidariedade (59%), o ter laços familiares (48%), falar a mesma língua (42%), o orgulho de ser português (38%) e o desporto (27%).

O 25 de Abril (84%), os Descobrimentos (77%), a libertação de Timor-Leste (59%), mas também o Estado Novo (50%), a Guerra Colonial (39%), a Descolonização (35%) e a intervenção da "troika" (33%) são os acontecimentos que unem "algo ou muito" os portugueses.

A maioria dos inquiridos sente-se "algo ou muito" ligada a Portugal (84%), apesar de apontar que o país devia ter maior transparência política (48%), maior igualdade de direitos (36%) e mais justiça na distribuição de impostos (32%) para que os portugueses agissem mais a favor de causas comuns.

Mesmo assim, de acordo com a sondagem, mais de metade dos participantes (54%) entendem que o envolvimento dos portugueses em causas de interesse comum é "algum ou muito".

O estudo realça que, para os mais jovens e mais escolarizados, os elementos que melhor definem a imagem de Portugal são o sol e a praia e a gastronomia, ao passo que, para os mais velhos e menos escolarizados, são a seleção de futebol, o fado e a bandeira nacional.

A Expo 98 e o Euro 2004 são os eventos mencionados que "traduzem a capacidade de organização coletiva e de mostrar aos outros as qualidades de ser português".

O inquérito, realizado para a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, pretende dar a conhecer as perceções dos portugueses sobre graus e fatores de união, e sobre o grau de envolvimento e ligação a Portugal.

ER //GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.