Queda de árvore condiciona circulação da Fertagus entre Setúbal e Palmela

| País
Porto Canal com Lusa

Palmela, Setúbal, 19 dez 2019 (Lusa) -- A circulação ferroviária da Fertagus está condicionada desde as 20:30 de hoje entre as estações de Setúbal e do Pinhal Novo, em Palmela, devido à queda de uma árvore, segundo a empresa.

"Caiu uma árvore entre o Pinhal Novo e Penalva, em Palmela, e está tudo a circular em via única", disse à Lusa fonte da Fertagus.

Desta forma, adiantou, não está a ser possível cumprir o horário habitual, mas "na medida do possível", pelo que o serviço se encontra "mais demorado".

Aquando da ocorrência, cerca das 20:30, a ligação ferroviária entre Setúbal e Palmela chegou mesmo a estar suspensa, mas às 21:20 foi retomada de forma condicionada.

Segundo a empresa, ainda não há previsão de quando o serviço voltará à normalidade.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, desde que foi acionado o alerta da Proteção Civil, às 15:00 de quarta-feira, já se registaram 160 ocorrências relacionadas com o mau tempo no distrito.

A mesma fonte acrescentou que a morte de um condutor de um veículo pesado, no Montijo, e o desalojamento de nove pessoas, em Almada, ambos causados por queda de árvores, foram os incidentes mais graves ocorridos no distrito de Setúbal até cerca das 18:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso vermelho emitido para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Aveiro até às 03:00 de sexta-feira devido à previsão de rajadas de vento fortes.

Segundo o IPMA, as rajadas de vento podem mesmo atingir os 140 quilómetros/hora nas terras altas.

O aviso vermelho emitido para os distritos de Aveiro, Braga, Porto, Vila Real e Braga devido à chuva forte e persistente caiu às 21:00 de hoje.

Sob aviso laranja para precipitação, vento ou agitação marítima, que vigoram em diferentes períodos até sábado, vão estar os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga.

De acordo com o IPMA, a intensidade do vento vai diminuir durante a madrugada de sexta-feira, mas a chuva vai persistir, devido aos efeitos da depressão Elsa.

DYBS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.