Jovem paquistanesa imola-se pelo fogo após libertação de violadores

Jovem paquistanesa imola-se pelo fogo após libertação de violadores
| Mundo
Porto Canal / Agências

Uma jovem morreu hoje em Muzaffargarh, no leste do Paquistão, depois de se ter imolado pelo fogo em protesto contra a saída em liberdade de três homens que a tentaram violar, disse fonte policial à agência Efe.

A jovem, de 17 anos, imolou-se, esta quinta-feira, em frente a uma esquadra do bairro de Bet Mir Hazar, após a libertação sob fiança de três dos cinco homens que a tentaram violar em janeiro, informou Fazal Husein, um agente daquela esquadra.

"Saíram em liberdade porque se tratou de uma tentativa de violação, não de uma agressão consumada", justificou o agente à Efe.

Segundo o jornal Dawn, antes de se imolar pelo fogo, a jovem procurou ajuda junto da ativista Mukhtar Mai, que se tornou num símbolo da luta pelos direitos das mulheres no Paquistão depois de ter levado ao tribunal o grupo de homens que a violou, em 2002, como forma de pagamento de um "crime de honra" do seu irmão.

Mukhtar Mai falou com a polícia de Muzaffargarh para defender a causa da vítima, mas a sua intervenção não foi suficiente para acalmar a jovem que morreu hoje num hospital da vizinha cidade de Multan, com queimaduras em 80% do corpo.

Diversas organizações de defesa dos direitos das mulheres no Paquistão alertam que por detrás dos mil casos de violação denunciados anualmente escondem-se muitos outros, os quais passam despercebidos ou não são sequer denunciados.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.