Contrato dos navios asfalteiros será transferido para a Empordef

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 mar (Lusa) - O contrato para a construção de dois navios asfalteiros encomendados pela Venezuela aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo vai ser assumido pela Empordef, que passará a gerir a sua execução, disse hoje o presidente daquela 'holding' estatal.

"Temos perspetivada a transferência do contrato para o grupo Empordef, para uma das sociedades que vá gerir no futuro as diferentes empreitadas para dar materialização ao contrato", disse Vicente Ferreira, em resposta ao deputado do CDS-PP Abel Baptista.

O presidente da 'holding' estatal das empresas de Defesa, Vicente Ferreira, está hoje a ser ouvido desde as 17:00 na comissão parlamentar de inquérito ao processo que levou à subconcessão dos terrenos e infra-estruturas dos ENVC, que decorre no parlamento.

Em resposta ao deputado do PS Jorge Fão, que questionou se o gestor "ainda acredita" que os asfalteiros serão construídos, Vicente Ferreira disse que a liquidação da sociedade ENVC colocou "constrangimentos" à execução do contrato, mas "não impedirá" que sejam construídos, recorrendo à subcontratação, nos termos do modelo que está a ser negociado entre os dois Estados.

No início de fevereiro, as administrações dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e da Empordef retomaram, na Venezuela, as negociações para definir o futuro modelo de construção de dois navios asfalteiros, face à liquidação da empresa pública.

As reuniões envolveram a administração da empresa Petróleos da Venezuela (PDVSA) Naval, que em 2010 encomendou estes navios aos ENVC por 128 milhões de euros, e visaram definir um novo titular para este contrato, tendo em conta o fecho dos estaleiros públicos, cujos terrenos e infraestruturas já foram subconcessionados ao grupo Martifer.

SF (PYJ) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.