Encerramento da dos ENVC custará entre 250 a 300 ME

Encerramento da dos ENVC custará entre 250 a 300 ME
| Norte
Porto Canal

O presidente da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef), Vicente Ferreira, estimou hoje que o custo do encerramento dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo se situará entre 250 a 300 milhões de euros.

"Como estamos numa fase de alienação de ativos é difícil fazer o saldo mas será sempre no intervalo entre os 250 milhões de euros a 300 milhões de euros. Algo que dependerá por que preço se vende o Atlântida. Por que valores se conseguem vender os diferentes ativos, é um processo em contínuo mas no final será entre estes valores", afirmou.

O presidente da Empordef (holding estatal das empresas de Defesa) respondia ao deputado do PS Jorge Fão, na audição que decorre na comissão de inquérito ao processo que levou à subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O gestor defendeu que a solução encontrada pelo Governo, após a inviabilização do processo de privatização, permitiu "travar um processo de destruição de valor galopante" e "travar a delapidação do erário público".

O socialista Jorge Fão tinha questionado Vicente Ferreira sobre os custos finais, para o erário público, do encerramento dos Estaleiros, referindo a absorção do "passivo de 300 milhões de euros" mais "30 milhões de euros para limpar a casa" e indemnizações pelas rescisões por mútuo acordo.

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.