Cabo para estabilizar pesqueiro afundado nas Astúrias partiu-se devido a mau estado do mar

| Norte
Porto Canal / Agências

Avilés, Espanha, 13 mar (Lusa) -- Mergulhadores espanhóis conseguiram hoje ligar um cabo de arrasto à proa do navio português naufragado nas Astúrias (Espanha), mas que rebentou pouco tempo depois devido ao mau estado do mar.

Fonte do Salvamento Marítimo espanhol disse à agência Lusa que a operação decorreu nas primeiras imersões realizadas hoje pelas equipas de mergulhadores desta entidade e da guarda civil espanhola.

A mesma fonte explicou que hoje à tarde, os mergulhadores tentarão realizar uma operação idêntica, mas neste caso usando uma corrente, em vez de um cabo.

A embarcação continua numa situação instável e o uso da corrente é essencial para permitir suficiente estabilidade para que os mergulhadores possam depois ou arrastar o navio ou aceder ao seu interior, acrescentou a fonte.

O naufrágio do pesqueiro Santa Ana, que ocorreu próximo de Cabo Peñas, causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios).

O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida e já teve alta hospitalar.

As autoridades espanholas admitem que os seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, poderão estar no interior do navio, já que estariam a dormir no momento do acidente, que ocorreu às 05:30 locais (04:30 em Lisboa) de segunda-feira.

ASP // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.

Obras na Nacional 13 condicionam trânsito na principal entrada de Vila do Conde

Já estão em curso as obras de repavimentação na Estrada Nacional 13, entre a rotunda de Acesso à A28 e a ponte sobre o rio Ave, na freguesia de Árvore, em Vila do Conde, informou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal numa publicação na rede social Facebook.

Caldeirada gigante para celebrar Semana do Pescador em Vila do Conde

A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, vai promover a segunda edição da Semana do Pescador, que, este ano, terá como destaque a confeção de uma caldeirada de peixe para centenas de pessoas, que será distribuída gratuitamente.