EUA aprovam novo programa de financiamento a Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 11 dez 2019 (Lusa) - O Governo dos EUA, através do seu programa Corporação do Desafio do Milénio (MCC), aprovou um novo programa de financiamento para Moçambique, anunciou em comunicado.

"Tenho o prazer de anunciar a nova parceria do compacto da MCC com Moçambique", afirmou o diretor executivo da MCC, Sean Cairncross, citado hoje em comunicado da Embaixada dos EUA em Maputo.

A MCC é um programa do Governo dos EUA que providencia subsídios por um período determinado a países em desenvolvimento e que satisfazem "padrões rigorosos de boa governação", desde o combate à corrupção até ao respeito pelos direitos humanos.

"A MCC trabalha por todo o mundo na redução da pobreza através do crescimento económico consolidando a democracia e as reformas do mercado livre", acrescentou Sean Cairncross.

A seleção de Moçambique para um segundo compacto, após um primeiro concluído em setembro de 2013, reforça a cooperação entre os dois estados, cujo objetivo é garantir crescimento económico mais inclusivo e de reformas políticas que fortaleçam o país africano.

Moçambique realizou o seu primeiro compacto da MCC 2013 e demonstrou recentemente "melhorias políticas encorajadoras no indicador de desempenho", segundo o comunicado.

No primeiro programa, Moçambique recebeu 507 milhões de dólares (457 milhões de euros, no cambio atual).

RIZR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.