Irlanda angaria mil milhões de euros no primeiro leilão de dívida desde 2010

| Mundo
Porto Canal / Agências

Dublin, 13 mar (Lusa) - A Irlanda reforçou hoje o seu regresso aos mercados com uma emissão de dívida a dez anos no valor de 1000 milhões de euros, pagando o juro mais baixo de sempre no primeiro leilão desde setembro de 2010.

A Agência Nacional de Gestão do Tesouro, sediada em Dublin, vendeu as obrigações a dez anos com uma taxa de juro de 2,967%, a mais baixa de sempre num leilão de dívida com esta maturidade, com a procura a exceder a oferta 2,9 vezes.

A Irlanda foi o primeiro país da zona euro a concluir o plano de assistência financeira, em dezembro do ano passado, recuperando a confiança na recuperação do país após a crise dos últimos quatro anos.

Os investidores estão a regressar aos mercados que evitaram durante a crise da dívida, fazendo com que a taxa de juro média das obrigações da Grécia, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha descesse para 2,438%, a mais baixa da história destes países, segundo dados do Bank of America Merrill Lynch, citados pela Bloomberg.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.