Assembleia Nacional Popular chinesa concluiu sessão anual em clima de quase unanimidade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 13 mar (Lusa) - A sessão anual da Assembleia Nacional Popular chinesa terminou hoje num clima de quase unanimidade em torno da direção política do país, com o relatório do Governo - o principal tema da reunião - aprovado por 99,2% dos votos.

Dos 2.910 delegados presentes no Grande Palácio do Povo, em Pequim, apenas 15 votaram contra o relatório apresentado pelo primeiro-ministro, Li Keqiang, e cinco abstiveram-se.

O Orçamento de Estado e o plano de desenvolvimento económico-social para 2014 foram aprovados por 86% e 94,8% dos votos, respetivamente.

As votações que suscitaram mais votos contra e abstenções envolveram os relatórios do Supremo Tribunal e da Procuradoria-geral: 16,7% e 17,5%, respetivamente.

Constitucionalmente, a Assembleia Nacional Popular é "o supremo órgão do poder de Estado".

Para 2014, o Governo chinês preconizou um crescimento económico de "cerca de 7,5%" e prometeu "declarar guerra à poluição".

No relatório apresentado aos delegados, Li Keqiang prometeu também "ampliar a vitalidade das empresas sob todas as formas de propriedade", "promover firmemente o estabelecimento de pequenos e médios bancos privados" e "orientar o capital privado para investir em instituições financeiras".

Foi a primeira sessão plenária da Assembleia Nacional Popular desde que a nova direção do Partido Comunista Chinês (PCC) reconheceu "o papel decisivo do mercado" no "aprofundamento global das reformas", em novembro passado.

AC // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.