Economia moçambicana desacelera pelo terceiro trimestre consecutivo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 02 dez 2019 (Lusa) - O Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique cresceu 2% no terceiro trimestre deste ano face ao período homólogo, o que significa que a economia moçambicana desacelerou pelo terceiro trimestre consecutivo, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB tinha registado um crescimento homólogo de 2,5%, que recuou para 2,3% no segundo trimestre e depois para 2%, de acordo com o boletim trimestral Contas Nacionais do INE.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia moçambicana cresça este ano 2,1%.

Tal como aconteceu no trimestre anterior, o desempenho da atividade económica no terceiro trimestre de 2019 é liderado pelo setor terciário, dos serviços, "que cresceu 2,8% com maior destaque para os ramos de transportes, armazenagem, atividades auxiliares dos transportes, informação e comunicações", lê-se no documento.

Seguindo a mesma tendência, o ramo da agricultura, pecuária, caça, silvicultura, exploração florestal, atividades relacionadas e pesca, continuou a ser o que teve maior participação na economia com um peso no PIB de 22,3%".

Segundo os mais recentes dados do INE, a economia moçambicana cresceu 3,4% em 2018 o que comprara com um crescimento de 3,7% no ano de 2017.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.