Filme "Technoboss" vence o grande prémio do júri no Festival de Cinema de Sevilha

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 nov 2019 (Lusa) -- O filme português "Techoboss", de João Nicolau, ganhou o grande prémio do júri do Festival Internacional de Cinema de Sevilha, informou hoje a produtora, O Som e a Fúria.

Segundo o 'site' do Festival de Sevilha, o filme foi galardoado "pela elaborada, ingénua e musical doçura do seu tom e pelo humanismo" de uma história que foca as "consequências que tanto a passagem do tempo quanto as novas tecnologias podem ter na vida do cidadão comum".

Depois de ter tido estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno (Suíça) e de ter encerrado o festival DocLisboa, "Technoboss" chegou aos cinemas portugueses a 07 de novembro, assinalando a estreia do ex-programador cultural Miguel Lobo Antunes na representação aos 71 anos.

Em "Technoboss", Miguel Lobo Antunes é Luís Rovisco, diretor comercial de uma empresa de aparelhos de segurança que está à beira de se reformar. Passa grande parte do tempo dentro do carro, em viagem, cantando os males da vida, até que se apaixona.

À agência Lusa, Miguel Lobo Antunes garantiu que não é ator, nem vai continuar a ser e que decidiu entrar no filme por confiar em João Nicolau: "Ele disse que eu era capaz de fazer. Eu sou uma criação dele".

"Assim como no filme o aparecimento de Lucinda [uma das personagens] salva o Luís Rovisco - que estava a ficar incomodado com a situação de reforma e passa a ter uma vida nova - na minha vida, aparecer este filme dá-me outra vida aos 70 anos", disse.

Também à Lusa, João Nicolau sublinhou que queria fazer um filme sobre um homem num carro e que só depois de escolher Miguel Lobo Antunes num 'casting' é que decidiu que a personagem seria alguém à beira da reforma.

Além de Locarno e do DocLisboa, "Technoboss" foi exibido em festivais em França, Brasil, Chile e Áustria.

O filme "Technoboss" está atualmente em exibição nas salas de cinema nacionais e tem estreia garantida em França, ainda este ano, e no Brasil, em 2020.

O Festival de Cinema de Sevilha atribuiu o 'Giraldillo de Oro', o galardão máximo, ao filme Martin Eden, do italiano Pietro Marcello, baseado no romance que escreveu o escritor norte-americano Jack London.

IM (JRS/SS) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.