Estaleiros: Ministro admite que ainda não há decisão da comissão europeia sobre ajudas estatais

| Norte
Porto Canal / Agências

O ministro da Defesa Nacional reconheceu hoje ser "público e notório" que a Comissão Europeia ainda não tomou uma decisão sobre o procedimento instaurado sobre as ajudas de Estado concedidas aos Estaleiros de Viana do Castelo (ENVC).

"Decisão concreta ainda não há. É um facto público e notório, dito e explicado", declarou Aguiar-Branco, após questionado diretamente pelo deputado do PCP António Filipe na comissão parlamentar de inquérito ao processo que levou ao encerramento dos ENVC.

António Filipe sublinhou que o ministro falou sempre "em risco" para justificar a decisão de avançar para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas e que apontou "conversas telefónicas" e reuniões com a Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia mas, "decisões concretas, nada".

Aguiar-Branco justificou que " a partir do momento em que foi feita toda a prova antes da notificação da comissão europeia", nada poderia ser acrescentado após a notificação "que impedisse a condenação ínsita".

"Exceto se por acaso houver a descontinuação da atividade económica", acrescentou o ministro, frisando que o Governo "está a tentar impedir que haja uma condenação" porque isso significaria a devolução ao Estado os 181 milhões de euros de ajudas estatais que o Governo "não conseguiu justificar".

O ministro disse depois estar convicto de que o procedimento instaurado pela comissão europeia não resultará na condenação da empresa já que a empresa foi extinta e "não haverá necessidade de devolver o dinheiro em causa".

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.