Estudo vai definir ordenamento da orla costeira entre Caminha e Espinho

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 11 mar (Lusa) - A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pretende definir um modelo de ordenamento para a orla costeira entre Caminha e Espinho através de um concurso público já em curso, disse hoje à Lusa fonte daquela entidade.

A elaboração deste estudo foi lançada a concurso na passada quinta-feira, com um preço base de 180 mil euros, e as propostas podem ser apresentadas na APA até 04 de abril.

Depois de adjudicado, o vencedor deste procedimento terá sete meses para apresentar o Modelo de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho, envolvendo o litoral de oito concelhos, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.

Após a sua apresentação, o estudo ainda será sujeito a consulta pública e definirá o modelo para implementar o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), já aprovado para aquela área.

De acordo com fonte da APA, este POOC é um instrumento de gestão territorial que regulamenta os diferentes usos e atividades específicos daquele litoral e define a classificação das praias e a regulamentação do seu uso balnear ou a sua valorização.

Estabelece ainda a orientação para o desenvolvimento de atividades de defesa e conservação da natureza no litoral, além de classificar e regulamentar o uso e ocupação do solo.

Nos últimos anos, recorda a APA, já foram realizados investimentos nesta zona costeira, em cumprimento do POOC Caminha-Espinho, como o nível das infraestruturas de saneamento básico, acessos, parques de estacionamento, demolições e requalificação dos espaços públicos.

PYJ // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

12 pessoas detidas por suspeitas de tráfico de droga em Famalicão

A PSP deteve sete homens e cinco mulheres em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, por alegado tráfico de estupefacientes, disse esta quarta-feira à Lusa fonte daquela polícia.

Militares da GNR atuavam como porteiro em jogos ilegais na Feira

Dois militares da GNR da Feira vão ser julgados por alegadamente terem colaborado na exploração de jogos de fortuna e azar em estabelecimentos situados naquele concelho do distrito de Aveiro, chegando a desempenhar funções de porteiro e de 'croupier'.

Águas do Douro e Paiva Investe 200 mil euros na renovação do Caudalímetro da ETA de Lever

A Águas do Douro e Paiva investiu cerca de 200 mil euros para substituir o maior caudalímetro da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Lever, em Vila Nova de Gaia, para evitar perdas de água, foi anunciado, esta quarta-feira.