Russa Gazprom avisa que pode cortar gás se Kiev não pagar dívida

Russa Gazprom avisa que pode cortar gás se Kiev não pagar dívida
| Mundo
Porto Canal

A empresa estatal de gás russa Gazprom avisou hoje a Ucrânia de que pode cortar o fornecimento de gás se o país não pagar a dívida de 1,89 mil milhões de dólares (1,36 mil milhões de euros).

"A Ucrânia deixou de pagar gás e não podemos fornecê-lo de graça. Ou a Ucrânia paga a dívida ou há o risco de regressar à situação do início de 2009", disse o presidente executivo da Gazprom, Alexei Miller, citado pelos 'media' russos.

Em 2009, a Gazprom cortou o fornecimento de gás à Ucrânia, interrompendo com isso o fornecimento de vários países europeus. A Europa importa cerca de um terço do gás que consome da Rússia, quase todo através de gasodutos que atravessam a Ucrânia.

O responsável indicou que termina hoje o prazo dado a Kiev para pagar o gás fornecido em fevereiro.

"A Gazprom não recebeu o pagamento na sua conta. A dívida aumentou e é agora de 1,89 mil milhões de dólares (1,36 mil milhões de euros)", disse Miller.

A empresa russa já tinha anunciado esta semana o fim, a partir de abril, do desconto substancial no preço do gás cobrado à Ucrânia. Na sequência desse anúncio, a União Europeia (UE) afirmou que ajudaria Kiev a pagar o gás.

As relações entre a Rússia e a Ucrânia degradaram-se no final de fevereiro, depois da destituição do Presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado próximo de Moscovo, ao fim de três meses de manifestações maciças em defesa da aproximação do país à UE.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.