PS com claríssima vitória, PSD e CDS com derrota histórica - Ana Catarina Mendes

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 out 2019 (Lusa) - A secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, considerou hoje que as projeções dos resultados eleitorais apontam para uma "vitória claríssima" dos socialistas e para uma derrota "histórica do conjunto PSD e CDS-PP".

Ana Catarina Mendes falava aos jornalistas momentos depois de as projeções dos resultados eleitorais divulgadas por RTP, SIC e TVI terem dado a vitória ao PS nas eleições legislativas, entre 34% e 40% dos votos, seguindo-se o PSD, com entre 24,2% e 31%.

Segundo as projeções de resultados que as televisões divulgaram pelas 20:00, após o encerramento das urnas nos Açores, quatro partidos poderão pela primeira vez ter representação parlamentar: Iniciativa Liberal, Chega, Livre e Aliança.

No meio de gritos de "vitória" por parte de cerca de uma centena de militantes e simpatizantes socialistas, Ana Catarina Mendes disse que "tudo aponta para uma claríssima vitória do PS".

"Há uma clara vontade dos eleitores de continuarmos com um Governo de estabilidade liderado pelo PS. E o PS empenhar-se-á sentido de que os próximos quatro anos sejam de estabilidade política, social e de progresso em Portugal", considerou.

Em contraponto, a secretária-geral adjunta do PS afirmou que, a confirmarem-se as projeções, regista-se "uma derrota histórica no conjunto do PSD e do CDS".

PMF // SF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".