Açores/Mau tempo: Furacão provoca cinco ocorrências sem gravidade

| País
Porto Canal com Lusa

Angra do Heroísmo, Açores, 02 out 2019 -- O furacão "Lorenzo" provocou até cerca das 03:00 dos Açores cinco ocorrências em três ilhas da região, mas sem gravidade, revelou hoje o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Carlos Neves.

"Felizmente até agora não tivemos registo de ocorrências graves. Os meios conseguiram rapidamente resolver a situação. Tivemos duas ocorrências na ilha do Pico, duas na ilha das Flores e uma na ilha do Faial, todas resolvidas com os nossos homens", adiantou o responsável pela Proteção Civil dos Açores, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Segundo Carlos Neves, o registo de vento com maior intensidade, "na ordem dos 135km por hora", ocorreu tanto no Corvo como nas Flores, no entanto, é esperado que "a rajada máxima possa chegar por volta dos 180/190km por hora".

A maior proximidade do centro do furacão "Lorenzo" à ilha das Flores deve registar-se pelas 06:00 locais de hoje (07:00 em Lisboa), disse à Lusa o delegado local do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por aquela hora, o centro do furacão deve estar a aproximadamente 100 quilómetros (km) a oeste da ilha das Flores, declarou Carlos Ramalho.

O "Lorenzo" irá afetar todo o arquipélago, mas "especialmente" esta ilha e a do Corvo, indica ainda o IPMA, sublinhando que os efeitos da tempestade começarão a sentir-se progressivamente madrugada dentro e na manhã de quarta-feira, antes e depois da maior proximidade do centro do furacão às Flores, portanto.

Para as ilhas das Flores e do Corvo (grupo Ocidental), prevê-se vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes forte e ondas de sul passando a sudoeste, com altura significativa entre 10 e 15 metros. A altura máxima de onda pode atingir os 25 metros.

Já para o grupo Central (Pico, São Jorge, Faial, Graciosa e Terceira) é esperado vento sudoeste com rajadas até 160 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre nove e 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros.

Nas ilhas do grupo Oriental - São Miguel e Santa Maria - deverá haver vento sul rodando para oeste com rajadas até 100 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste com altura significativa entre sete e nove metros.

CYB (PPF) // FST

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.