Macau deve pagar justiça bilingue com receitas do jogo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 20 set 2019 (Lusa) - Macau deve assegurar na Justiça um sistema de bilingue integral de português-chinês, através das receitas dos casinos, disse hoje à agência Lusa o advogado Sérgio de Almeida Correia.

"Macau tem a obrigação de fomentar já que isso não foi feito pela administração portuguesa antes de 1999, com as receitas do jogo, um sistema de bilinguismo integral em que o português e o chinês sejam integralmente respeitados nos tribunais", disse à Lusa o advogado português à margem do 1.º Congresso de Advogados de Macau, que decorre no território entre hoje e sábado.

Sérgio de Almeida Correia, um dos oradores da sessão inaugural do congresso, subordinado ao tema "O desenvolvimento da profissão nos 20 anos de Macau: o que foi conseguido e qual o futuro da advocacia em Macau?" sublinhou que decisões judiciais quando são remetidas a um advogado, e às partes, devem ser "remetidas nas duas línguas oficiais".

"Só assim é que pode haver um estatuto de igualdade entre as línguas", frisou.

Para o advogado, tanto os advogados, como as partes, "têm obrigação de entender o que é remetido pelos tribunais".

"O juiz pode fazer a sentença e o despacho na língua que entender, pode fazê-lo em chinês, pode fazê-lo em chinês, são ambas línguas oficias, agora, as partes têm o direito de receber a decisão na língua que dominam", concluiu o advogado que no final de 2018 se perfilou como candidato a liderar a associação da profissão, acabando por desistir.

MIM // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.