Equipa liderada pela UMinho "abre portas" a rastreio de infecção por aspergilose

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 05 mar (Lusa) - Uma equipa liderada pela Universidade do Minho identificou um fator genético que aumenta a probabilidade de contrair aspergilose em transplantes de medula óssea, "abrindo portas" para um rastreio específico e para minimizar as taxas de mortalidade associadas àquela infeção.

A aspergilose é uma doença infeciosa causada por um fungo que atinge principalmente os pulmões e cujos sintomas são diversos, tais como febre, tosse com sangue, delírio, hemorragias, calafrios, coágulos sanguíneos, perda de peso, icterícia, insuficiência renal e formação de massas fúngicas.

O trabalho que identificou aquele fator genético intitula-se "Genetic PTX3 Deficiency and Aspergillosis in Stem-Cell Transplantation" e foi publicado na revista da especialidade New England Journal of Medicin, explica a academia minhota, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Foi coordenado por Agostinho Carvalho, do Laboratório Associado ICVS/3B's da UMinho e da Universidade italiana de Perugia, teve ainda a participação de grupos de investigação das universidades de Parma, Milão, Católica do Sagrado Coração (todas de Itália), Leuven (Bélgica), Regensburg e Friedrich Schiller (Alemanha), entre outros.

Segundo a Universidade do Minho, a descoberta desta equipa internacional "abre portas para novas intervenções terapêuticas e permitirá realizar um rastreio específico, no sentido de minimizar os riscos de desenvolvimento desta doença infeciosa com elevada taxa de mortalidade".

O texto explica que a pesquisa "demonstra que alterações específicas no genoma humano do dador de medula influenciam de forma significativa a suscetibilidade de pacientes à infeção por aspergillus fumigatus (fungo responsável pela aspergilose)".

A Universidade do Minho adianta que "estas alterações no gene da pentraxina 3 (PTX3) do dador conduzem a uma redução considerável dos níveis de PTX3 no doente durante o processo de reconstituição do sistema imunológico, diminuindo assim a sua capacidade em eliminar o agente patogénico".

Agostinho Carvalho sublinha que "o trabalho contribui para aumentar a capacidade dos clínicos em definir subpopulações de elevado risco para o desenvolvimento de aspergilose invasiva, o que contribuirá para a definição e otimização de estratégias preventivas".

Para além das variações genéticas no sistema imunológico, são vários os fatores que contribuem para o aumento de infeções fúngicas em pessoas sujeitas a transplantes de medula óssea, sendo que entre cinco a 15% destes doentes desenvolvem infeções que resultam em taxas de mortalidade muito elevadas, apesar de existirem fármacos para o efeito.

A pesquisa contou com o financiamento da Comissão Europeia, da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas, do Ministério alemão de Educação e Ciência, do Conselho Europeu de Investigação, da Associação Italiana de Investigação em Cancro e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.