Aprovada recomendação para aproximar cooperativas das políticas públicas de habitação do Porto

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 set 2019 (Lusa) - A Assembleia Municipal do Porto aprovou esta quarta-feira a recomendação do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) que propõe uma "aproximação" às cooperativas de habitação com o intuito de criar "sinergias" em matéria de políticas públicas de habitação.

"As cooperativas de habitação poderão promover uma melhor resposta a toda uma nova geração de necessidades sociais e problemas atuais de alojamento, tais como os direcionados para jovens casais, estudantes deslocalizados, residentes individuais, famílias ou idosos", defendeu a deputada Bebiana Cunha.

A deputada do PAN, que falava durante a sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto dedicada às políticas públicas de habitação, afirmou que as cooperativas de habitação "representam a possibilidade de requalificar casas do Estado e da autarquia".

"Com a Lei de Bases da Habitação as cooperativas veem surgir a possibilidade de apresentarem novas soluções de habitação intergeracionais, isto desde que haja cedência de terrenos ou de património habitacional do Estado ou, ainda, municipal. As cooperativas poderão pagar com a criação de projetos colaborativos, direcionadas para novos e velhos problemas sociais", disse.

A proposta, que foi aprovada com os votos favoráveis de todos os grupos municipais e com um voto contra do deputado do 'Porto, o Nosso Partido', Pedro Baptista, defende uma aproximação e o diálogo com a Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica e outras representantes do setor.

Também a recomendação do PAN que propõe ao executivo camarário a elaboração de um "plano estratégico para a habitação numa perspetiva a médio e longo prazo" e que envolva todas as forças políticas foi aprovada, com 21 abstenções do grupo 'Porto, o Nosso Partido' e os votos favoráveis dos restantes grupos municipais.

"Dezenas de anos após o 25 de Abril, Portugal vê, agora, surgir uma Lei de Bases da Habitação. Nesta lei de bases, as autarquias são parte diretamente responsável pela construção de políticas públicas de habitação, entendendo o PAN esta intervenção como um importante pilar do Estado social de proximidade (...) às autarquias caberá programar e executar as suas próprias políticas de habitação", concluiu.

SPYC // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Retoma do mandato da deputada do BE eleita pelo Porto aprovada por unanimidade

A Comissão de Transparência aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a retoma de mandato da dirigente e deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, que tinha suspendido temporariamente as suas funções no parlamento devido a uma intervenção cirúrgica.

Pedro Nuno dá “apoio inequívoco” do PS à decisão do Governo sobre novo aeroporto de Lisboa

O secretário-geral do PS manifestou esta terça-feira o “apoio inequívoco” à decisão do Governo de seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI) sobre a localização do novo aeroporto em Alcochete, tema sobre o qual diz ter havido articulação.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.