SIMM não recebeu resposta à providência cautelar e lamenta posição da PGR

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 ago 2019 (Lusa) -- O Sindicato Independente de Motoristas de Mercadorias (SIMM) garantiu hoje à Lusa que ainda não recebeu uma resposta à providência cautelar para impugnar os serviços mínimos e lamentou o resultado do parecer da Procuradoria-Geral da República sobre a greve.

O SIMM, à semelhança do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), entregou na quinta-feira uma providência cautelar para impugnar os serviços mínimos decretados pelo Governo.

"Ainda não temos resposta. Não recebemos absolutamente nada", assegurou à Lusa o porta-voz do SIMM, Anacleto Rodrigues.

Por outro lado, o responsável disse encarar com "muita tristeza" o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a paralisação dos motoristas, cujo início está agendado para segunda-feira.

"Afinal a Constituição da República é apenas uma figura de estilo. Há direitos, liberdades e garantias, mas parece que é só para alguns. Os motoristas têm que aguentar calados e não podem fazer ouvir a sua voz, porque afinal o direito à greve não é assim tão reconhecido", afirmou Anacleto Rodrigues.

Este porta-voz disse ainda que o sindicato gostaria que a PGR fosse "tão célere" a apreciar uma denúncia enviada pelo SIMM, em 18 de agosto, sobre "ilegalidades contidas no contrato coletivo", como foi a dar resposta ao Governo.

"Quando é para proteger o Governo e os grandes grupos económicos decide-se em menos de 48 horas, quando é para proteger os trabalhadores é 'ad eternum'", considerou.

Anacleto Rodrigues vincou também que o sindicato esteve sempre aberto ao diálogo e que o Governo não conseguiu sensibilizar a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) a encontrar uma solução para o conflito, nem a associação demonstrou "abertura para tal".

O parecer da Procuradoria-Geral da República, solicitado pelo Governo, considera que o direito à greve não é "ilimitado" e que serviços mínimos "podem e devem ser mais extensos por forma a salvaguardar outros direitos ou interesses constitucionalmente protegidos".

O Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República entendeu, no entanto, não dispor de elementos suficientes para afirmar se esta greve é ilícita e que "isso só pode ser apurado pelos tribunais", conforme comunicado hoje pelo Governo em conferência de imprensa na Presidência do Conselho de Ministros.

O Governo decretou na quarta-feira serviços mínimos entre 50% e 100% para a greve dos motoristas de mercadorias que se inicia no dia 12 por tempo indeterminado.

Os serviços mínimos serão de 100% para abastecimento destinado à REPA - Rede de Emergência de Postos de Abastecimento, portos, aeroportos e aeródromos que sirvam de base a serviços prioritários.

O Governo decretou ainda serviços mínimos de 100% para abastecimento de combustíveis para instalações militares, serviços de proteção civil, bombeiros e forças de segurança.

Também para transporte e abastecimento de combustíveis, matérias perigosas, medicamentos e todos os bens essenciais destinados ao funcionamento dos hospitais e centros de saúde, entre outras unidades de saúde, o executivo decretou serviços mínimos de 100%.

O Governo fixou os serviços mínimos para a greve depois das propostas dos sindicatos e da associação patronal Antram terem divergido entre os 25% e os 70%, bem como sobre se incluíam trabalho suplementar e operações de cargas e descargas.

Também na quarta-feira, o Governo decretou, preventivamente, estado de emergência energética, no âmbito do pré-aviso de greve, permitindo a constituição da REPA, com 54 postos prioritários e 320 postos de acesso público.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo SIMM, que acusam a Antram de não querer cumprir o acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

PE (MPE/JML/DF) // EA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.