Câmara de Mafra defende legalidade de despacho que restringe abastecimento de combustível

| País
Porto Canal com Lusa

Mafra, Lisboa, 09 ago 2019 (Lusa) - O presidente da câmara de Mafra, Mário Silva, esclareceu hoje que as restrições impostas no despacho de situação de alerta cumprem a lei e lamentou que o Governo não defenda a ampliação das medidas a outros municípios.

A declaração de "situação de emergência" e as medidas impostas "decorrem da lei, como está escrito no meu despacho", disse à agência Lusa o presidente da câmara de Mafra, Mário Silva, recomendando a quem tem questionado a legalidade do despacho [incluindo o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que "leiam a lei".

A lei, acrescentou, "permite que os autarcas (...) tenham essa capacidade de, face a situações de risco que venham a acontecer no seu território, se precaverem para responder a situações que poderão causar perturbações da ordem e do bem estar".

E é isso que considera ter feito, na quarta-feira, ao declarar "situação de alerta" no município e produzir um despacho que limita o abastecimento de ligeiros em bombas do concelho a 25 litros por viatura e o de pesados a 100 litros por veículo.

O abastecimento de gasóleo agrícola fica restringido a 100 litros e é proibida "a venda de combustível em jerricã", lê-se no documento.

No despacho é ainda determinado que todos os operadores de venda de combustíveis no município de Mafra ficam obrigados a conservar 20% do combustível armazenado (gasolina e gasóleo simples) para "uso exclusivo das forças de segurança, forças prioritárias e de apoio comunitário do município".

"Aquilo que incomoda alguns é que Mafra se tenha antecipado ao problema", disse o presidente, defendo que as críticas têm por base as "dores de primeira vez" da aplicação da medida à qual aponta "várias vantagens" e que diz ter sido "bem recebida pelos proprietários de bombas [de combustível]".

Em Mafra, "a situação está perfeitamente sob controle "e, "decerto que, em termos de futuro, também abriremos caminho para que outros autarcas tenham a capacidade de exercer no terreno aquilo que a lei já lhes dava como possibilidade", afirmou Mário Silva.

Em declarações à Lusa o autarca recusou também as críticas da concelhia local do PS, que em comunicado acusou o presidente de "criar alarmismo" e de não ter submetido as medidas restritivas a aprovação do executivo.

Mário Silva remeteu uma vez mais "para a leitura da lei" e acusou, por seu lado, os socialistas locais de "virem na senda daquilo que lhes pediram, eventualmente a um nível superior, tentar depreciar e tentar estancar aquilo que foi uma atitude preventiva" do município de Mafra.

"Do ponto de vista do Governo não acharam bem, o que eu lamento profundamente, porque esta medida, se fosse ampliada noutros municípios ajudaria claramente a estabilizar e a garantir os serviços mínimos", concluiu.

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e o Sindicato Independente de Motoristas de Mercadorias (SIMM) convocaram uma greve a iniciar na segunda-feira, e por tempo indeterminado.

Esta greve ameaça parar o país em pleno mês de agosto, uma vez que vai afetar todas as tipologias de transporte de todos os âmbitos e não apenas o transporte de matérias perigosas. O abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços deve ser afetado.

Na quarta-feira, o Governo decretou serviços mínimos entre 50% e 100% para a greve dos motoristas de mercadorias e já hoje o Conselho de Ministros aprovou a declaração de período de emergência energética entre as 23:59 e as 23:59 de 21 de agosto para todo o território nacional.

A Câmara de Mafra foi a primeira do país a declarar "situação de alerta", mas a legalidade da medida tem sido questionada.

DA // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.