Porto da Póvoa de Varzim adere a modelo de previsão de ondas e correntes costeiras

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 28 de fev (Lusa) - O porto da Póvoa de Varzim junta-se, desde hoje, ao da Figueira da Foz no projeto do Instituto Hidrográfico "Qual é a tua onda? nos Portos e Aproximações", um serviço de previsão do estado do tempo e do mar, que pode ser acedido na internet.

"Por ser um porto perigoso e com muita atividade este foi o segundo a ser atribuído este produto", defendeu o comandante da Capitania deste porto, Artur Simas Silva.

O serviço que disponibiliza, gratuitamente, a previsão da agitação marítima para as aproximações ao porto local está disponível no portal do Instituto Hidrográfico e pode ser usado por todos, como realçou Artur Simas Silva: "desde pescadores lúdicos a profissionais, passando por desportistas náuticos até ao simples banhista na época balnear".

O objetivo é contribuir para a "segurança da navegação nas zonas de acesso ao porto", reforçou o comandante.

A ferramenta antecipa em 5 dias as condições do estado do mar e é complementada com previsões meteorológicas, previsões de maré e efemérides do nascer e pôr-do-sol.

A informação deve "ser considerada como mais um complemento indicativo no apoio à tomada de decisão dos utilizadores do mar".

Este novo modelo operacional para a previsão de ondas e correntes junto à costa tem por base a batimetria de elevada resolução originada no Instituto Hidrográfico e, além da maré, descreve o estado do mar na faixa costeira e em zonas de interesse público, como portos e praias.

JPYG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.