Agitação marítima ameaça bar de praia em Moledo

Agitação marítima ameaça bar de praia em Moledo
| Norte
Porto Canal

A agitação marítima está a ameaçar um bar de praia em Moledo, Caminha, obrigando a uma intervenção de emergência já prevista para hoje, face à forte ondulação esperada para esta tarde.

A informação foi confirmada à agência Lusa pelo capitão do porto de Caminha, Gonzalez dos Paços, dando conta que as últimas marés já "limparam" a areia que estava "de volta dos pilares" de um bar na praia de Moledo, naquele concelho.

"Vai ser realizada uma intervenção, pela Câmara, para tentar suster o avanço das águas, tendo em conta o período crítico da ondulação previsto para esta tarde", explicou.

A preia-mar das 16:39 conjugada com a forte agitação marítima faz prever para aquela zona, indicou Gonzalez dos Paços, ondas de mais de sete metros.

O bar em causa serve como apoio de praia e só funciona no período de verão, tendo a situação sofrido um agravamento nas últimas horas, nomeadamente na preia-mar da madrugada de hoje, que aconteceu pelas 04:19.

"Estamos a recomendar às pessoas que evitem a exposição ao perigo, respeitando a sinalização e evitando passeios junto à orla costeira. Vamos promover patrulhas durante o período crítico e se detetarmos pessoas e bens em perigo vamos intervir, em conjunto com a proteção civil municipal", disse ainda o capitão do porto de Caminha.

Além de Moledo, a Polícia Marítima de Caminha vedou nas últimas horas o acesso ao que resta da duna dos Caldeirões, em Vila Praia de Âncora, que voltou a sofrer com a intempérie.

Desde fevereiro que o mar tem vindo a destruir aquela duna, numa área com cerca de sete metros de altura e 100 metros de comprimento, fazendo o rio Âncora encontrar uma nova foz.

A intervenção definitiva no local só deverá arrancar em setembro e vai custar 1,4 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.