Porto da Póvoa de Varzim adere a modelo de previsão de ondas e correntes costeiras

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 28 de fev (Lusa) - O porto da Póvoa de Varzim junta-se, desde hoje, ao da Figueira da Foz no projeto do Instituto Hidrográfico "Qual é a tua onda? nos Portos e Aproximações", um serviço de previsão do estado do tempo e do mar, que pode ser acedido na internet.

"Por ser um porto perigoso e com muita atividade este foi o segundo a ser atribuído este produto", defendeu o comandante da Capitania deste porto, Artur Simas Silva.

O serviço que disponibiliza, gratuitamente, a previsão da agitação marítima para as aproximações ao porto local está disponível no portal do Instituto Hidrográfico e pode ser usado por todos, como realçou Artur Simas Silva: "desde pescadores lúdicos a profissionais, passando por desportistas náuticos até ao simples banhista na época balnear".

O objetivo é contribuir para a "segurança da navegação nas zonas de acesso ao porto", reforçou o comandante.

A ferramenta antecipa em 5 dias as condições do estado do mar e é complementada com previsões meteorológicas, previsões de maré e efemérides do nascer e pôr-do-sol.

A informação deve "ser considerada como mais um complemento indicativo no apoio à tomada de decisão dos utilizadores do mar".

Este novo modelo operacional para a previsão de ondas e correntes junto à costa tem por base a batimetria de elevada resolução originada no Instituto Hidrográfico e, além da maré, descreve o estado do mar na faixa costeira e em zonas de interesse público, como portos e praias.

JPYG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.