Assembleia Municipal da Figueira da Foz rejeita exploração de caulino

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 28 fev (Lusa) - A Assembleia Municipal da Figueira da Foz aprovou hoje, por maioria, com uma abstenção, uma moção contra a exploração de caulino em duas freguesias do município.

A proposta, apresentada pelo deputado do Partido Socialista (PS) Miguel Pereira e intitulada "Pela População, Não ao Caulino", foi acolhida pelas bancadas do movimento Somos Figueira (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), CDU e Bloco de Esquerda.

A abstenção foi do presidente da junta de freguesia de Lavos, José Elísio Oliveira, eleito pelo movimento independente "Ou Vai ou Racha", que alegou "desconhecer as consequências negativas" das explorações de caulino.

"Este assunto voltará cá", frisou.

Em causa está um pedido de exploração de caulino no lugar de Pocinho, em terrenos que abrangem as freguesias de Bom Sucesso e Ferreira-a-Nova e ainda a freguesia da Tocha (Cantanhede).

O autor da moção afirmou-se "manifestamente contra a concessão", sendo que o pedido já tinha recolhido, anteriormente, a oposição unânime do executivo camarário e juntas de freguesia envolvidas, e protestos da população.

Presentes na sessão estiveram populares que integram um movimento constituído no concelho da Figueira da Foz, intitulado "Pela Vida, Contra o Caulino", cujo representante, José Carvalho, disse acreditar "nos sinais dos políticos locais" para impedir a concessão.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.