Câmara de Coimbra avança com posse administrativa do centro de convenções

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 28 fev (Lusa) -- O presidente da Câmara de Coimbra disse hoje que o município se prepara para proceder à posse administrativa da obra do centro de convenções, mas espera que o confito com a construtora se "resolva a bem".

Manuel Machado falava aos jornalistas, hoje, depois de, com o arquiteto responsável pelo projeto, Carrilho da Graça, a equipa projetista, responsáveis pela fiscalização da obra e autarcas de todas as forças políticas representadas no executivo e assembleia municipais, ter visitado o Convento de São Francisco, onde decorrem trabalhos para a reabilitação do monumento e construção de um centro de convenções na cidade.

A Câmara de Coimbra decidiu, no dia 24 de fevereiro, por unanimidade, notificar a empresa responsável pelo empreendimento, manifestando a sua intenção de resolver o contrato de execução da obra.

A decisão surgiu depois de, uma semana antes, aquela empresa -- MRG, Engenharia e Construção, SA -- ter movido uma ação contra o município, reclamando a resolução do contrato para a reabilitação do Convento de São Francisco e construção de um centro de convenções e uma indemnização de cerca de oito milhões de euros.

Na ação, a construtora argumenta, designadamente, com a falta da revisão dos projetos e com atrasos, cuja responsabilidade imputa aos serviços da autarquia.

Manuel Machado explicou a tomada de posição da Câmara, entre outros motivos, com o "incumprimento reiterado das ordens do dono da obra" por parte da MRG, em relação a diversas "anomalias" apontadas na sequência de várias ações de fiscalização e com os "graves prejuízos" provocados pela suspensão dos trabalhos, assumida pela empresa, em 21 de novembro de 2013.

A "situação real, no terreno, desta obra da maior importância para Coimbra" configura, para o presidente da Câmara, "um ataque à cidade e aos conimbricenses que, há tempo que chegue, esperam a construção deste centro cultural e de congressos".

"Não pactuaremos nem com fugas para a frente da empresa em causa, nem com atos marginais aos contratos que parecem inspirados em séries", afirmou o autarca, assegurando que, na Câmara, "tudo se fará para que a obra se conclua" e que para "as verbas europeias que lhe estão atribuídas não sejam desperdiçadas".

Para Manuel Machado, está designadamente em causa "a obrigação de a Câmara zelar pelo interesse dos munícipes sem nenhuma concessão em relação ao que está no contrato, sem nenhuma concessão em relação ao que é legal e justo" e "sem nenhuma concessão em relação ao que é essencial à defesa do interesse público".

A MRG "não tem razão quando afirma que os atrasos na obra se devem a falta de resposta da autarquia aos problemas que a obra levantou desde início", sustenta o presidente da Câmara de Coimbra.

"É incompreensível que a empresa tenha parado unilateralmente os trabalhos" e "é ainda mais incompreensível" que "venha agora pedir uma indemnização", sustenta Manuel Machado, garantindo que tudo fará para que "se encontre uma solução para o problema criado".

Mas "tal só será possível quando pararem as fugas para a frente e os atos marginais aos contratos celebrados com a Câmara", adverte o autarca.

Sublinhando que falta concluir "dez a vinte por cento da obra", Carrilho da Graça refere que os maiores problemas se registam no auditório e com as infiltrações de água no solo desta estrutura.

Há outras dificuldades, mas "são problemas relativamente simples, que estão identificados", referiu o arquiteto, salientando que "não se deve pensar que há aqui mau emprego dos fundos, o que significa que o que foi investido foi bem investido".

Há trabalhos que "deveriam ter sido feitos e não foram", particularmente em relação às infiltrações de água, adianta Carrilho da Graça.

O Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco, que disporá de auditório (1.125 lugares), várias salas, parque de estacionamento (541 lugares) e restaurante, é caracterizado pela sua "grande flexibilidade", permitindo a realização de diversos tipos de eventos, desde congressos a concertos e óperas ou espetáculos de teatro e de rock, salienta Carrilho da Graça.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.