Resolução PSD/CDS sobre consequências das intempéries aprovada por unanimidade

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 fev (Lusa) - A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, uma resolução da maioria PSD/CDS a recomendar ao Governo que estude o recurso a medidas de urgência para responder aos estragos resultantes das recentes intempéries no país.

No mesmo projeto de resolução, a maioria PSD/CDS recomenda também ao Governo que promova "com celeridade a revisão da Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira numa ótica de prevenção e adaptação às dinâmicas do litoral do país".

Em relação às consequências das intempéries que afetaram o país no início do ano, a maioria PSD/CDS chumbou todos os diplomas apresentados pelas bancadas da oposição, tendo o PS, PCP e Bloco de Esquerda proposto duas resoluções sobre as intempéries no distrito do Porto.

Ainda sobre intempéries, o PCP viu rejeitadas resoluções a pedir medidas para estragos registados no distrito de Aveiro, na Costa da Caparica e a adoção de trabalhos de remodelação urgentes na orla costeira de Esposende - diplomas que tiveram o apoio da bancada do PS.

Com a abstenção do PS e os votos contra dos grupos parlamentares do PSD e CDS, o parlamento chumbou uma resolução do Partido Ecologista "Os Verdes" a propor a apresentação de um livro branco sobre o estudo do ambiente em Portugal.

Na mesma sessão de votações, a Assembleia da República aprovou sem votos contra um conjunto de propostas de lei na generalidade do Governo para a criação de um novo regime de acesso de exercício de auditor de segurança rodoviária, para a revisão do regime legal aplicável à defesa dos consumidores e para que se regule a base de dados e os dados pessoais registados no âmbito do regime de exercício de segurança privada.

Por unanimidade, também na generalidade, o parlamento aprovou uma proposta do Governo para estabelecer um novo regime de acesso e de exercício da profissão de podologista, "com ou sem fins lucrativos", bem como para a emissão do respetivo título profissional.

PMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.