Bastonária da Ordem dos Enfermeiros diz que resultado da sindicância é uma vingança do Governo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 jul 2019 (Lusa) - A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) disse hoje que o resultado da sindicância determinada pelo Ministério da Saúde, segundo a qual há fundamentos para dissolver os órgãos daquela entidade, é "uma vingança do Governo" que já esperava.

"É uma vingança do Governo, porque este Governo já demonstrou o que faz às pessoas de quem não gosta e que não gosta daquilo que dizem. Não sou caso único. O presidente da Câmara de Mação e o presidente de um sindicado da PSP, esta semana, são também caso disso. Este é o 'modus operandi' do Governo e está à vista de todos", afirmou à Lusa Ana Rita Cavaco.

A sindicância determinada pelo Ministério da Saúde à OE conclui que há fundamentos para dissolver os órgãos da entidade liderada por Ana Rita Cavaco, segundo o relatório final da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

O documento, revelado hoje no Jornal da Noite da SIC, afirma que foram detetados gastos sem justificação da bastonária dos Enfermeiros e evidências da sua participação na "greve cirúrgica" que estes profissionais realizaram no final de 2018 e início deste ano e que paralisou blocos operatórios em todo o país.

A IGAS aponta a recusa da OE no acesso a documentação durante a sindicância, que encontrou armários fechados a cadeado na sede da entidade, mas, apesar disso, identificou vários gastos da bastonária que considera injustificados.

Entre os gastos, a IGAS refere seis mil euros em restaurantes, mais de três mil euros em levantamentos, cerca de cinco mil em compras no estrangeiro, quase oito mil em Via Verde e 70 mil em cartão de crédito, além de deslocações em viatura própria que rondavam em média 2.600 euros por mês, o que, segundo as contas da SIC, implicaria viagens de 400 quilómetros diários pagos a 36 cêntimos/quilómetro.

O relatório cita igualmente mensagens da bastonária nas redes sociais, que, segundo a IGAS, demonstram o seu envolvimento em atividade sindical que legalmente está proibida a uma ordem profissional.

À Lusa, Ana Rita Cavaco explicou que a OE não foi notificada do relatório final da sindicância nem de um "parecer-informação que a IGAS tinha emitido na semana passada que falava nas mesmas questões".

"A única diferença entre o parecer-informação e o relatório final é que este conclui, na ótica da IGAS -- que não tem poder nem competência para isso --, que nós deveríamos perder o mandato", explicou a bastonária, referindo que para isso precisam de "uma decisão judicial".

"Também não é nada de que não estávamos à espera", adiantou, frisando que "o objetivo do Governo era a perda de mandato".

Sobre a questão das despesas suscitadas no documento da IGAS, a dirigente salientou que "há três anos e meio", desde que o atual mandato começou, que está "a levar com este tipo de suspeitas, infundadas".

"Todas estas despesas são correntes e normais. Olhando para aqueles valores, que são anuais, é absolutamente ridículo poderem configurar algum crime", declarou, questionando: "Os inspetores [da IGAS] pensarão que vamos para os hospitais, centros de saúde ou congressos a nado?".

Sobre os cartões de crédito, a bastonária garantiu que "não estão na posse de nenhum membro da Ordem dos Enfermeiros", mas "trancados num cofre" e "usados exclusivamente por um funcionário".

"Nem a bastonária nem qualquer elemento da direção tem os códigos dos cartões de crédito, nem os utiliza. São utilizados para comprar bilhetes de comboios e de avião ou reservar hotéis", exemplificou.

Quanto às despesas de representação, Ana Rita Cavaco assegurou que "estão enquadradas legalmente" e rondam "300 euros por ano, não é nada mais do que isso".

Sobre questões financeiras, a bastonária assinalou que "correm já processos no Ministério Público", pois "é sabido, público e notório" que teve de "demitir o diretor financeiro e uma vice-presidente da ordem por irregularidades financeiras".

Classificando a IGAS como a "polícia do Governo" a quem não deve satisfação nem deu ou dará documentos sem ordem judicial, a dirigente da OE escuda-se em pareceres jurídicos segundo os quais a inspeção "não tem competência legal" para tal.

"A OE não está para a IGAS, mas está para o Ministério Público e para os jornalistas para mostrar os documentos todos", adiantou, garantindo que vai continuar a apoiar as greves que "os sindicatos decretarem desde que sejam para defender a dignidade da profissão de enfermeiro".

"Querem assassinar-nos o caráter, mas para isso já vêm tarde, porque o estão a tentar fazer há três anos e meio", considerou Ana Rita Cavaco.

SR (IMA/HB/HN) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.