Hospital de Braga garante que segurança dos doentes está salvaguardada

| Norte
Porto Canal com Lusa

A administração do Hospital de Braga assegurou esta quinta-feira que "a segurança dos doentes que recorrem aos cuidados de saúde desta unidade hospitalar está salvaguardada" e que o número atual de profissionais "é o necessário".

Atualizado 23-08-2019 22:01

"O Hospital de Braga garante que a segurança dos doentes que recorrem aos cuidados de saúde desta unidade hospitalar está salvaguardada nos cuidados que presta e que o número de profissionais de saúde do Serviço de Urgência, nomeadamente enfermeiros, é o necessário para assegurar os cuidados à população", refere uma nota enviada à agência Lusa.

Este comunicado surge no dia em que a Ordem dos Enfermeiros apontou que as urgências do Hospital de Braga têm vivido "situações de indignidade e clara insegurança", exigindo medidas "urgentes" ao Governo.

Esta tarde, em declarações à agência Lusa, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, disse que esta entidade tem recebido "muitas fotografias", as quais espelham a "falta de dignidade e a insegurança" das urgências do Hospital de Braga, equipamento que, em setembro, deixa de funcionar como parceria público-privada com o grupo Mello Saúde e passa a integrar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) como empresa pública.

Também esta tarde, o presidente do conselho de administração do Hospital de Braga, Vasco Luís de Mello, que falava aos jornalistas após uma reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido, confrontado com a denúncia da Ordem, declarou desconhecer a situação, pelo que não podia pronunciar-se.

Frisando também não ter conhecimento das situações relatadas, Marta Temido afirmou que "o atendimento dos doentes no SNS é sempre feito com a melhor resposta possível", acrescentando que "seria desejável que os doentes fossem atendidos com toda a celeridade" e garantindo "estar a trabalhar para ultrapassar quaisquer que sejam as dificuldades".

"Eu sou uma ministra orgulhosa do SNS que temos, apesar de saber que há muito a fazer para o melhorar", declarou Marta Temido.

A Ordem dos Enfermeiros explicou que "há poucos enfermeiros para o número de utentes" que têm acorrido às urgências, frisando que, além da questão da dignidade, está em causa a segurança.

Contrariando esta informação, o Hospital de Braga referiu, em comunicado, que "nos momentos de maior afluência" as equipas são reforçadas.

"Nos momentos de maior afluência, como aqueles que se registam no verão e no inverno, as equipas clínicas, médicas e de enfermagem, deste serviço, são, nomeadamente, reforçadas para fazer face ao aumento de atendimentos. Recentemente, aliás, a equipa de enfermagem do Serviço de Urgência foi reforçada através da contratação de novos enfermeiros", lê-se na nota.

Quanto ao Serviço de Urgência, este recebe, em média, 600 utentes/dia, número que cresce, em momentos de maior afluência, para mais de 700 pessoas/dia, segundo dados remetidos hoje à Lusa por esta unidade hospitalar.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.