Incêndio do lado de Alijó dominado mas frente em Murça ainda preocupa

Incêndio do lado de Alijó dominado mas frente em Murça ainda preocupa
| Norte
Porto Canal com Lusa

O comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse esta quarta-feira que o incêndio está dominado do lado de Alijó, mantendo-se como "preocupação principal" a frente que lavra do lado de Murça.

"Todo o perímetro do incêndio na área de Alijó está dominado, estão a ser feitos trabalhos de consolidação e de rescaldo, o que ainda demorará algum tempo", salientou Álvaro Ribeiro.

O fogo deflagrou a meio da tarde de hoje, na zona da aldeia de Ribalonga, e, devido às projeções levadas pelo vento forte, passou a Autoestrada 4 (A4) para o concelho de Murça.

O CODIS referiu que a preocupação é o vento, que poderá provocar reativações.

"A nossa preocupação principal é Murça. Estamos a tentar combater o incêndio numa frente de fogo que está na encosta, de acessos inexistentes para veículos e toda essa frente de incêndio vai ser trabalhada com ferramentas manuais e pessoal apeado", explicou Álvaro Ribeiro.

O fogo chegou às portas de Murça. Maria Bento, que vive num bairro junto à vila, disse que esta tarde foi surpreendida pelo fumo negro muito intenso e o fogo muito perto de sua casa.

"Estava dentro de casa a descansar com o neto, cheirou a fumo, vim espreitar à varanda e já vi tudo cheio de fumo preto e o fogo já estava aqui a chegar", contou à Lusa.

Maria Bento referiu que desceu a rua, andou a molhar a zona próxima da casa com mangueiras e fez questão de frisar que os bombeiros "foram impecáveis" e "controlaram tudo" .

A Autoestrada 4 (A4), entre os nós de Pópulo e de Murça, permanece cortada ao trânsito por razões de segurança.

Para este fogo foram mobilizados cerca de 340 operacionais e mais de uma centena de viaturas, com grupos de reforço provenientes do Porto, Braga e Aveiro.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.