Fogo de Alijó com três frentes e a que mais preocupa dirige-se para Murça

| Norte
Porto Canal com Lusa

Alijó, Vila Real, 24 jul 2019 (Lusa) -- O incêndio que deflagrou hoje em Ribalonga, Alijó, lavra em três frentes e a que está a preocupar mais é a que se dirige para a vila de Murça, disse o comandante operacional distrital de Vila Real (CODIS).

Álvaro Ribeiro, num ponto de situação feito pelas 20:30, afirmou que o fogo teve projeções que "passaram a Autoestrada 4 (A4)" e referiu que a "maior preocupação" está concentrada na frente que se dirige para Murça.

O comandante adiantou que os meios terrestres estão a ser encaminhados para aquela zona, salientando, no entanto, as "dificuldades em operar por falta de acessos", porque se trata de "uma zona com declive bastante acentuado".

"Mas estamos a concentrar meios que vão trabalhar com ferramentas manuais", explicou.

No concelho de Alijó, segundo o CODIS, estão a ser retirados meios das zonas onde o fogo está consolidado e a posicioná-los nos locais onde ainda há preocupações.

"Temos alguns setores com cerca 90% do incêndio dominado e em 10% os trabalhos decorrem a bom ritmo", referiu.

Álvaro Ribeiro disse que o "vento tem sido bastante" e "talvez tenha sido o maior obstáculo ao combate desde a fase inicial".

"Fizemos um ataque inicial muito musculado, com dois meios aéreos e sete equipas, e o vento era de tal forma que nós não conseguimos na fase inicial debelar o incêndio. Contudo, houve de imediato reforço de meios, mas houve projeções e foi difícil contermos o incêndio", salientou.

De acordo com o CODIS, as previsões apontam para uma diminuição da intensidade do vento e para um aumento da humidade relativa, durante a próxima madrugada, o que "dá vantagem para o combate".

Para este fogo foram mobilizados cerca de 330 operacionais e mais de uma centena de viaturas, com grupos de reforço provenientes do Porto, Braga e Aveiro.

A Autoestrada 4 (A4) permanece encerrada ao trânsito, tendo reaberto o Itinerário Complementar 5 e a Estrada Nacional 212.

PLI // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Jovem atropelada pelo metro em Gaia fica debaixo da carruagem

Uma jovem foi atropelada por uma carruagem de metro junto à estação D. João II, em Vila Nova de Gaia, no início da tarde desta terça-feira, avançou fonte do Metro do Porto ao Porto Canal.