PJ detém suspeito de atear um fogo em Castelo Branco

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jul 2019 (Lusa) -- A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem, de 55 anos, suspeito de atear, no sábado, um fogo nas imediações da cidade de Castelo Branco.

Em comunicado, a PJ explica que, com a colaboração da Guarda Nacional República (GNR) de Castelo Branco, deteve o "incendiário pela presumível prática de um crime de incêndio florestal" ocorrido no sábado "nas imediações da cidade" de Castelo Branco.

"Por volta da 01:00 da madrugada [de hoje], o suspeito, usando chama direta, colocou um foco de incêndio em zona florestal povoada com pinheiros e mato, dentro de uma vasta mancha florestal, que teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos bombeiros de Castelo Branco", acrescenta a nota.

A atuação do suspeito, que "colocou em perigo a integridade física e a vida de pessoas, bem como habitações e a grande mancha florestal", vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

De acordo com a página da internet Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 13:00, estão 816 operacionais apoiados por 249 meios terrestres e 13 meios aéreos a combater o incêndio ainda ativo no concelho de Vila de Rei, que deflagrou na tarde de sábado e se propagou ao concelho de Mação, no distrito de Santarém.

Durante a madrugada foram dados como dominados dois dos três incêndios que se iniciaram, na tarde de sábado, nos concelhos de Vila de Rei e da Sertã, distrito de Castelo Branco, mas os meios vão permanecer no terreno para prevenir reacendimentos.

JGS // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.