Pelo menos 180 mortos devido às monções no sul da Ásia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Deli, 16 jul 2019 (Lusa) -- As inundações e os deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais das monções provocaram pelo menos 180 mortos no sul da Ásia, segundo um novo balanço feito hoje pelas autoridades dos países afetados.

As monções, que ocorrem de junho a setembro, são cruciais para a irrigação de culturas e para o abastecimento de água nesta região que abriga um quinto da população mundial. No entanto, todos os anos as chuvas causam destruição e mortes.

Na segunda-feira, pelo menos cinco crianças morreram afogadas no Bangladesh e centenas de milhares de pessoas foram afetadas pelas inundações. No Nepal, pelo menos 67 pessoas morreram nas cheias.

Especialistas em saúde estão preocupados com possíveis epidemias de doenças transmitidas pela água e pediram ajuda internacional.

Na Índia, as monções causaram a morte a cerca de 50 pessoas. Dois estados do norte e do nordeste, Bihar e Assam, são os mais atingidos pelo dilúvio.

As autoridades de Assam emitiram um alerta vermelho para as inundações, que até agora causaram 11 mortos e deslocaram 83 mil pessoas. Em Bihar, foram registadas 24 mortes.

Na segunda-feira, as Nações Unidas anunciaram estar "prontas para trabalhar com as autoridades dos países afetados em resposta às necessidades humanitárias resultantes da contínua estação das monções".

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Helicóptero com Presidente iraniano a bordo despenha-se no norte do país

Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.